Sociodrama: método ativo na pesquisa, no ensino e na intervenção educacional

Autores

  • Maria da Penha Nery
  • Júlia Villela Teixeira Gisler

Palavras-chave:

sociodrama, grupos, educação, pesquisa qualitativa, método ativo

Resumo

Neste artigo, as autoras apresentam o sociodrama como um método ativo por excelência, por ser um método de ação e vivencial para o ensino, a pesquisa e o serviço à comunidade; aprofundam conceitos sobre grupos e fenômenos grupais coletados em suas pesquisas; expõem os desafios do educador como um terapeuta social; e fazem reflexões teórico-práticas de suas intervenções em diversas instituições e áreas do conhecimento. As autoras também demonstram, em uma pesquisa sobre a inclusão de negros na universidade, como o surgimento de papéis sociais interfere nas relações de poder na sociedade e explicita a necessidade de desenvolvimento do diálogo empático; e apresentam como a prática sociodramática na educação possibilita o manejo de conflitos e a criatividade no contexto socioeducacional.

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

da Penha Nery, M. ., & Villela Teixeira Gisler, J. . (2019). Sociodrama: método ativo na pesquisa, no ensino e na intervenção educacional. Revista Brasileira De Psicodrama, 27(1), 11–19. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/24

Edição

Seção

Artigos Originais

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