O papel do professor na proteção de crianças: contribuições do Sociodrama

Autores

  • Alciane Barbosa Pereira
  • Maria Inês Gandolfo Conceição
  • Maria da Penha Nery

Palavras-chave:

Sociodrama, Papel do professor, Violência intrafamiliar contra crianças

Resumo

Este estudo buscou conhecer como estudantes de Pedagogia lidam com as situações de violência intrafamiliar vividas por seus alunos e de que forma o Sociodrama de ato único pode auxiliar os futuros docentes no exercício do papel de proteção e cuidado. Os docentes puderam vivenciar situações delicadas relacionadas à violência intrafamiliar contra crianças. Além de instrumental conceitual, o Sociodrama permitiu vivenciar e expressar os sentimentos e as emoções relacionadas às ações docentes nesse tipo de situação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FACCI, M. G. D. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico-comparativo da Teoria do Professor Reflexivo, do Construtivismo e da Psicologia Vygotskiana. Campinas: Autores Associados, 2004.

FLEURY, H. J., MARRA, M. M. “Aplicações dos métodos sociátricos”. In: NERY, M. da P.; M. I. G. CONCEIÇÃO (eds.). Intervenções grupais: o Psicodrama e seus métodos. São Paulo: Ágora, 2012, p. 263-277.

KANT, I. Sobre a pedagogia. 3. ed., Piracicaba: Editora da Unimep, 2002.

MENEGAZZO, Carlos M.; TOMASINI, Miguel A.; ZURETTI, María M. Dicionário de Psicodrama e Sociodrama. São Paulo: Ágora, 1995.

MIRANDA, A. C. de. De casa à escola: caminho fecundo para o enfrentamento da violência doméstica contra a criança. Dissertação (Mestrado em Sociologia), não publicada, Universidade de Brasília, Brasília, 2003.

MORAES, M. C. M. de; TORRIGLIA, P. L. “Sentidos de ser docente e da construção de seu conhecimento”. In: M. C. M. MORAES (ed.). Iluminismo às Avessas: Produção de Conhecimento e Políticas de Formação Docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 45-60.

MORENO, J. L. Psicodrama. São Paulo: Cultrix, 1975.

NERY, M. da P.; COSTA, L. F.; CONCEIÇÃO, M. I. G. O Sociodrama como método de pesquisa qualitativa. Paidéia, v.16, n.35, 2006, p.305-313.

NERY, M. d. P. “Sociodrama”. In: M. da P. NERY; M. I. G. CONCEIÇÃO (eds.), Intervenções Grupais: O Psicodrama e seus Métodos. São Paulo: Ágora, 2012, p. 95-123.

SANDERSON, C. Abuso Sexual em Crianças: Fortalecendo pais e professores para proteger crianças contra abusos sexuais e pedofilia. São Paulo: M. Books do Brasil, 2005.

SILVA, M. A. A. da. A violência física intrafamiliar como método educativo punitivo-disciplinar e os saberes docentes. Dissertação (Mestrado em Educação), não publicada, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.

Downloads

Publicado

2020-01-15

Como Citar

Barbosa Pereira, A. ., Inês Gandolfo Conceição, M. ., & da Penha Nery, M. . (2020). O papel do professor na proteção de crianças: contribuições do Sociodrama. Revista Brasileira De Psicodrama, 23(1), 61–67. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/305

Edição

Seção

Comunicações Breves