Procedimentos éticos

A Revista Brasileira de Psicodrama (RBP) está comprometida com os elevados padrões de comportamento ético em todas as etapas do processo de publicação de acordo com os procedimentos estabelecidos por instituições internacionais como: Principles of Transparency and Good Practice in Academic Publications recomendado pelo Committee on Publication Ethics, o Diretório of Open Access Journals,  a  Open Access Scholarly Publishers Association, a World Association of Medical Editors, o Código de Boas Práticas Científicas da FAPESP e as Diretrizes SciELO sobre Melhores Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica.

Esses procedimentos aplicam-se à gestão da revista e às suas práticas editoriais, com ênfase nas relações com os autores e, principalmente, na avaliação de seus manuscritos.

Todo o conteúdo da RBP é submetido à avaliação por pares. A RBP não cobra taxas de submissão ou processamento de artigos. Os manuscritos serão recebidos pela secretaria editorial que inicialmente verificará a semelhança do conteúdo (plágio) por meio do sistema iThenticate. Para manuscritos com nenhum ou baixo conteúdo de similaridade, um Editor de Seção (SE) será designado. O SE nomeará 2 a 4 avaliadores externos (pareceristas ad hoc) em modo duplo-cego, garantindo o anonimato completo. A partir de 2020, manuscritos submetidos previamente ou em paralelo às plataformas de pré-print serão aceitos para avaliação, podendo a RBP adotar a revisão por pares aberta com consentimento prévio dos autores e revisores.

Os pareceristas ad hoc não devem ter conflito de interesses e devem estar comprometidos com um julgamento justo. Suas conclusões devem ser objetivas, apontando artigos relevantes que não foram citados e devem tratar os artigos de forma confidencial.

Após receber as avaliações, o SE deve tomar uma decisão sobre o manuscrito atendendo às recomendações dos avaliadores. O SE pode aceitar o manuscrito na forma em que foi submetido; pode rejeitá-lo ou solicitar revisões. O manuscrito que necessitar de revisão será enviado ao autor, que deverá submeter uma nova versão e uma carta ao Editor, onde cada recomendação dos avaliadores deverá ser comentada. Os parágrafos adicionais e/ou alterados devem ser destacados. Caso o autor não concorde com as sugestões do avaliador, é necessário explicar os motivos. Após verificar a aderência às recomendações da nova versão, o SE deve dar a decisão final ou, excepcionalmente, encaminhar para outra rodada de avaliação se as alterações não tiverem sido suficientemente tratadas. Todo o processo está à disposição dos autores a qualquer momento. Nos casos em que os autores não concordem com a decisão final, é permitido apelar da decisão enviando um e-mail às Editoras-Chefes, que revisarão o processo e poderão reconsiderar, se justificado.

Artigos que contenham dados seriamente falhos, de forma que seus achados e conclusões não possam ser confiáveis, podem ser retratados a fim de corrigir o registro científico. Acréscimos, Correções e Retratações podem ser solicitados pelo (s) autor (es) ou iniciadas pela Editora-Chefe após discussão com o autor correspondente. Os leitores que detectarem erros importantes no trabalho de terceiros devem entrar em contato com o autor correspondente desse trabalho. Todas as Adições, Correções e Retratações estão sujeitas à aprovação da Editora-Chefe, mas correções e adições pequenas não serão publicadas. O autor para correspondência deve obter a aprovação de todos os coautores do artigo antes de solicitar/enviar Adições, Correções e Retratações ou fornecer evidências de que tal aprovação foi solicitada. Adições, correções e retratações conterão informações sobre o título do artigo original, a lista de autores e o motivo da retratação. O artigo publicado originalmente permanecerá na web, exceto em circunstâncias extraordinárias.

Todos os autores devem ter contribuído significativamente para a pesquisa. A RBP endossa a taxonomia CRediT de funções de contribuidores e para a seção “Contribuições dos Autores” será exigida as funções: Conceituação; Metodologia; Investigação, Redação - Rascunho Original; Escrita - Revisão e Edição; Aquisição de financiamento; Recursos; e Supervisão.

Os autores de artigos aceitos devem incluir o apoio financeiro recebido para a elaboração do manuscrito na etapa de edição. A agência financiadora deve ser escrita por extenso, seguida do número do subsídio. Se a pesquisa não for financiada por uma bolsa de projeto específico, as seguintes informações devem ser incluídas: “Esta pesquisa não recebeu bolsa específica de qualquer agência de financiamento nos setores público, comercial ou sem fins lucrativos”.

Os autores estão proibidos de publicar a mesma pesquisa em outras revistas.