Vínculo na prática educativa escolar: um estudo com base na ludicidade e no sociodrama

Autores

  • Antonia Lucia Leite Ramos Universidade Federal da Bahia Campus Ondina

Palavras-chave:

Prática pedagógica, ludicidade, sociodrama, vínculo

Resumo

Este artigo tem o objetivo de compreender como a ludicidade e o sociodrama (ludodrama) podem contribuir para a formação e/ou melhoria dos vínculos entre os sujeitos da práxis pedagógica, favorecendo a convivência e a aprendizagem. A reflexão utiliza, como recurso ilustrativo, uma pesquisa de intervenção realizada em uma escola pública na cidade de Salvador/BA, com dois grupos de estudantes do ensino fundamental. O ludodrama é uma prática educativa que surge da junção da ludicidade com o sociodrama e tem, por princípio, a plenitude da experiência e a ação-reflexão-ação, vivenciadas nas práticas lúdicas e sociodramáticas. Os fundamentos teóricos que sustentaram a pesquisa prática procedem do ideário de Jacob Levi Moreno, Cipriano Luckesi e Paulo Freire. Os resultados apontam que o ludodrama encoraja o grupo, por meio de práticas lúdicas e sociodramáticas, a uma vivência plena e traz a possibilidade de formação dos vínculos através de um trabalho lúdico, reflexivo, contextualizado, ajudando a solucionar os problemas num clima de jogo e liberdade.

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Biografia do Autor

Antonia Lucia Leite Ramos, Universidade Federal da Bahia Campus Ondina

Mestre em Educação pela Faced/UFBA; especialista em Psicodrama Pedagógico pelo Centro de Psicodrama e Sociodrama, CEPS/BA; membro participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Ludicidade Gepel/Faced/UFBA.

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Publicado

2020-01-13

Como Citar

Leite Ramos, A. L. . (2020). Vínculo na prática educativa escolar: um estudo com base na ludicidade e no sociodrama. Revista Brasileira De Psicodrama, 19(2), 73–84. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/245

Edição

Seção

Sessão Livre