Vínculo na prática educativa escolar: um estudo com base na ludicidade e no sociodrama
Palavras-chave:
Prática pedagógica, ludicidade, sociodrama, vínculoResumo
Este artigo tem o objetivo de compreender como a ludicidade e o sociodrama (ludodrama) podem contribuir para a formação e/ou melhoria dos vínculos entre os sujeitos da práxis pedagógica, favorecendo a convivência e a aprendizagem. A reflexão utiliza, como recurso ilustrativo, uma pesquisa de intervenção realizada em uma escola pública na cidade de Salvador/BA, com dois grupos de estudantes do ensino fundamental. O ludodrama é uma prática educativa que surge da junção da ludicidade com o sociodrama e tem, por princípio, a plenitude da experiência e a ação-reflexão-ação, vivenciadas nas práticas lúdicas e sociodramáticas. Os fundamentos teóricos que sustentaram a pesquisa prática procedem do ideário de Jacob Levi Moreno, Cipriano Luckesi e Paulo Freire. Os resultados apontam que o ludodrama encoraja o grupo, por meio de práticas lúdicas e sociodramáticas, a uma vivência plena e traz a possibilidade de formação dos vínculos através de um trabalho lúdico, reflexivo, contextualizado, ajudando a solucionar os problemas num clima de jogo e liberdade.
Downloads
Referências
ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000.
AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA FERREIRA e J. E. M. M, EDITORES, LTDA - 1986
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
______. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______. Pedagogia do oprimido. 40. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, P. e FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
LISPECTOR, C. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
LUCKESI, C. C. Educação, ludicidade e prevenção das neuroses futuras: uma proposta pedagógica a partir da Biossíntese. In: LUCKESI, C. C. (org.)
Ludopedagogia: ensaios 1: Educação e Ludicidade. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Gepel, 2000.
MORENO, J. L. Fundamentos do psicodrama. São Paulo: Summus, 1983.
______. Psicodrama. 9. ed. São Paulo: Cultrix, 1993a.
______. Psicoterapia de grupo e psicodrama. Campinas: Psy, 1993b.
NERY, M. da P. Vínculo e afetividade. São Paulo: Ágora, 2003.
PICHON-RIVIÉRE, E. O processo grupal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998a.
______. Teoria do vínculo. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998b.
PINTO, L. C. Psicologia educacional em novos temas. Rio de Janeiro: CEPA, 1978.
PORTO, B. de S. Bola de meia, bola de gude: a criatividade lúdica, a formação e a prática pedagógica do professor-alfabetizador. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
______. Pro dia novo encontrar: reflexões sobre a necessidade de reconstrução das relações entre professores e estudantes. Revista da FA7: periódico científico e cultural da Faculdade 7 de Setembro – v. 1,n.1 (jan./jun. 2003) Fortaleza: FA7, 2003.
OBRAS CONSULTADAS
ARROYO, M. G. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis: Vozes, 2004.
MORENO, J. L. Quem sobreviverá? fundamentos da sociometria, psicoterapia de grupo e sociodrama. Goiânia: Dimensão, 1994. 3 v.