Sociedade de controle e pedagogia psicodramática

Autores

  • María Alicia Romaña

Palavras-chave:

Sociedade de controle, pedagogia psicodramática, educação, microanálises, fragmentos de sentido

Resumo

Com a intenção de mostrar por que a Pedagogia Psicodramática constitui instrumento pedagógico apropriado para enfrentar as características da sociedade atual, este artigo convida a encontrar o todo no fragmento e no detalhe. Para tanto, oferece conceituações que solicitam uma nomenclatura adequada e microanálises decorrentes, de forma a constituir uma composição que convoca saberes provenientes de outras ciências sociais, além da educação em conjunto com as vozes fraternas dos professores. Nele a autora aborda a prática educativa que chamamos pedagogia psicodramática, arrisca opiniões sobre o sistema em que vivemos, merecedor do nome de sociedade de controle, e aproxima breves relatos como amostras concretas de situações de aprendizagem para chegar a considerações conclusivas, com base nos princípios valorizados no corpo do artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, T. Dialética Negativa. Madrid: Ediciones Akal, 2008. [ Links ]

ALTENFELDER, L. S. F. Uma visão holística do Psicodrama. In: Rosa-dos Ventos da Teoria do Psicodrama, Silvia Petrilli (org.). São Paulo: Ágora, 1994. [ Links ]

BAREICHA, P. Psicodrama, teatro e educação: em busca de conexões. In: Revista Linhas Críticas, v. 4, nºs 7-8. Brasília: Faculdade de Educação, 1999. [ Links ]

BORGES, J. L. De la salvación por las obras. In: Atlas. Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 1984. [ Links ]

CANCLINI, N. G. Culturas hibridas, estrategias para entrar y salir de la modernidad. Buenos Aires: Paidós, 2008. [ Links ]

CEPEDA, N. A. e MARTIN, M. A. F. Masp 1970: o psicodrama. São Paulo: Ágora, 2010. [ Links ]

CORREA, A. R. M. Infância e patologizacão: crianças sob controle. In: Revista Brasileira de Psicodrama, v. 18, n. 2. São Paulo: Febrap, 2010. [ Links ]

DE BONO, E. El uso Del pensamiento lateral. Barcelona: Editorial La Isla, 1974. [ Links ]

DI PAOLA, E. y YABKOWSKI, N. En tu ardor y en tu frío: arte y política en Theodor Adorno y Gilles Deleuze. Buenos Aires: Paidós, 2008. [ Links ]

ETCHEVERRY, J.A. Sufrimiento mental: depredador de la felicidad humana. Buenos Aires: Dunken, 2008. [ Links ]

FOUCAULT, M. El coraje de la verdad. Buenos Aires: Fondo de Cultura Economica, 2011. [ Links ]

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. [ Links ]

HARDT, M e NEGRI, A. Império, São Paulo: Record, 2002. [ Links ]

LEAL, A. Fala Maria Favela: uma experiência criativa de alfabetização. São Paulo: Editora Ática, 1993. [ Links ]

MORENO, J. L. Psicodrama. São Paulo: Editora Cultrix, 1975. [ Links ]

__________. Quem sobreviverá? Fundamentos da sociometria, da psicoterapia de grupo e do sociodrama. São Paulo: Daimon, 2008. [ Links ]

MORIN, E. Ética, solidariedade e complexidade. São Paulo: Palas Athena, 1998. [ Links ]

__________. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001. [ Links ]

OLIVEIRA, M. K. de. Vigotsky, aprendizado e desenvolvimento no processo sóciohistórico. São Paulo: Editorial Scipione, 1995. [ Links ]

PAVLOVSKY, E.; KESSELMAN, H. A multiplicação dramática. São Paulo: Hucitec, 1991. [ Links ]

PEYCERE, I. A. R. Adolescência: forma e liberdade. In: Caderno da primeira jornada de terapia artística antroposófica. São Paulo: Aurora, 2010. [ Links ]

ROMAÑA, M. A. Desenvolvendo um pensamento vivo, mediante uma didática sóciopsicodramática. In: Revista Linhas Críticas, v. 4, n. 7-8. Brasília: UNB, Faculdade de Educação, 1999. [ Links ]

__________. Pedagogia do Drama. 8 perguntas e 3 relatos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004 [ Links ]
__________. Pedagogía psicodramática y educación conciente. Buenos Aires: Lugar Editorial, 2010.(a) [ Links ]
__________. y otros. En el lugar del otro. In: Revista Saberes, n. 8, Córdoba: Ministerio de Educación, 2010. (b) [ Links ]
VILASECA, G. A. Deconstrucción Dramática: entrenamiento y saneamiento del rol profesional. <http://www.clinicasgrupales.com.ar> [ Links ].

WEISTEIN, G. y FANTINI, M. La enseñanza por el afecto. Buenos Aires: Paidós, 1973. [ Links ]

ZANGRANDI, R. F. O Brasil é aqui. In: Revista Piauí, n. 53. Rio de Janeiro: Editora Alvinegra, 2011. [ Links ] María

Publicado

2020-01-13

Como Citar

Alicia Romaña, M. . (2020). Sociedade de controle e pedagogia psicodramática . Revista Brasileira De Psicodrama, 20(1), 59–70. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/217

Edição

Seção

Sessão Livre