PEDAGOGIA DECOLONIAL PSICODRAMÁTICA

Autores

  • Renata Ovenhausen Albernaz Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Escola de Administração – Porto Alegre (RS), Brasil
  • Ariston Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Escola de Administração – Porto Alegre (RS), Brasil
  • Rogério Faé Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Escola de Administração – Porto Alegre (RS), Brasil

Palavras-chave:

Psicodrama, Decolonialidade, Metodologias de ensino-aprendizagem, Estudos críticos

Resumo

A prática pedagógica centrada na exclusiva assimilação cognitiva de conceitos tem-se demonstrado limitada na compreensão de teorias críticas decoloniais. Mesmo representando fatos de escala estrutural, tem-se por pressuposto que é preciso aproximar tais teorias de sua decodificação, pelos estudantes, a partir de suas vivências, permitindo-lhes assimilação crítica e tomada de posição pessoal e cidadã. Das várias possibilidades pedagógicas com esse pressuposto, nesta pesquisa se problematiza: pode o método psicodramático ajudar a desenvolver práticas de pedagogia decolonial? A base desta pesquisa foi uma pesquisa-ação, em projeto de extensão universitária, realizado com estudantes e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018–2019), cujas análises realizaram-se sobre as categorias de relação pedagógica: (1) os potenciais do método psicodramático em uma educação decolonial; (2) a ação de facilitação do professor; (3) posições e percepções dos alunos; e (4) os desafios do método diante estrutura de ensino superior de que dispomos.

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Publicado

2021-08-17

Como Citar

Albernaz, R. O. ., Azevedo, A. ., & Faé, R. . (2021). PEDAGOGIA DECOLONIAL PSICODRAMÁTICA. Revista Brasileira De Psicodrama, 29(3), 214–224. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/517

Edição

Seção

Artigos Originais