SOBRE ESCUTA, AFETO E APRENDIZAGEM: O PSICODRAMA NA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA

Autores

  • Maria Jade Pohl Sanches Universidade Federal da Bahia – Salvador (BA), Brasil.

Palavras-chave:

Psicodrama, Psicopedagogia, Afeto, Escuta, Aprendizagem

Resumo

Este artigo buscou discutir as relações entre psicopedagogia clínica e psicodrama, de modo a promover discussões que articulam os aspectos teóricos com uma prática. Surgiu, então, a seguinte questão norteadora: como a abordagem do psicodrama, enfocando a tríade escuta-afeto-aprendizagem, pode contribuir para o atendimento de estudantes com dificuldades de aprendizagem na psicopedagogia clínica? Com o objetivo geral de aprofundar a compreensão da interação entre a escuta ativa, o vínculo afetivo e o processo de aprendizagem, este estudo procurou responder a essa questão, destacando a importância da representação de papéis durante as sessões psicodramáticas. Dessa forma, este trabalho contribui para o avanço da psicopedagogia clínica, salientando a relevância do psicodrama como uma abordagem eficaz que visa não apenas à aprendizagem, mas também ao desenvolvimento emocional e à superação das dificuldades enfrentadas pelos aprendentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-09-18

Como Citar

Sanches, M. J. P. (2023). SOBRE ESCUTA, AFETO E APRENDIZAGEM: O PSICODRAMA NA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA. Revista Brasileira De Psicodrama, 31. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/624

Edição

Seção

Artigos Originais