O FEMININO EM JOGO: A CONCEPÇÃO DE MUNDO DE MULHERES GAMERS
Palavras-chave:
Socionomia, Pedagogia psicodramática, Mulheres gamers, GêneroResumo
Nesta investigação, buscou-se compreender a concepção de mundo das mulheres gamers, no sentido das relações e dos papéis sociais. Trata-se de uma pesquisa sociodramática, que transita entre pesquisaintervenção e pesquisa-ação crítica, realizada com um grupo composto de quatro mulheres que se autodeclaram gamers e que foram acessadas de forma sociométrica (método snowball). A análise dos dados ocorreu com base nos preceitos epistemológicos e teóricos da socionomia e da pedagogia psicodramática. Como resultados, destacam-se as conservas culturais trazidas pelas mulheres em relação ao ser mulher nos games e como adversidades de que maneira a sexualização dos corpos, o assédio, a diminuição do feminino e outras violências são repetidos nos jogos eletrônicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gabriela Pereira Vidal, Alcione Ribeiro Dias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.