Supervisão socioeducacional: Compartilhando a construção do papel de supervisor em Psicodrama

Autores

  • Luiza Maria Soares Barros

Palavras-chave:

supervisão psicodramática, matriz de identidade, papel, vínculo, rede sociométrica

Resumo

Neste artigo, são compartilhadas experiências e reflexões que aconteceram durante a construção do papel de psicodramatista didata supervisor e que favoreceram o processo de tomada de papel. São descritos os passos para assumir o lugar de poder assimétrico que a supervisão tem na orientação de projetos e construção coletiva de saberes, com base na Socionomia e na Pedagogia Psicodramática. Por meio dessa experiência também foi possível visualizar como o trabalho de supervisão pode fortalecer os vínculos internos da escola e a rede sociométrica dos psicodramatistas, contribuindo para a expansão e a perpetuação da Socionomia, que é uma das funções do papel de supervisor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Dias, A. R. (2012). O papel do supervisor: Possibilidades e perspectivas (Trabalho de Conclusão de Curso). ABPS/Febrap, São Paulo.

Fleury, H. J. (1999). A dinâmica do grupo e suas leis. In W. Castello Almeida (Org.), Grupos: A proposta do psicodrama. São Paulo: Ágora.

Fonseca, J. (2010). Psicoterapia da relação: Elementos de psicodrama contemporâneo. São Paulo: Ágora.

Hannes, K., & Fürst, J. (2013). Psicodrama na supervisão de alunos em formação: Impacto na aplicação de intervenções verbais e dramatização na aprendizagem. Revista Brasileira de Psicodrama, 21(2), 117-132. Retirado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-53932013000200010

Moreno, J. L. (1975). Psicodrama. São Paulo: Cultrix.

Moreno, J. L. (1999). Psicoterapia de grupo e psicodrama. Campinas, SP: Livro Pleno.

Moreno, J. L. (2008). Quem sobreviverá? Fundamentos da sociometria, psicoterapia de grupo e sociodrama (Edição do estudante). São Paulo: Daimon.

Nery, M. P. (2003). Vínculo e afetividade: Caminhos das relações humanas. São Paulo: Ágora.

Perazzo, S. (2010). Psicodrama: O forro e o avesso. São Paulo: Ágora.

Romaña, M. A. (1992). Construção coletiva do conhecimento através do psicodrama. Campinas, SP: Papirus.

Romaña, M. A. (1998). Crônicas e conversas psicodramáticas. São Paulo: Ágora.

Romaña, M. A. (2009). Pedagogia psicodramatica y educación conciente: Mapa de un acionar educativo. Buenos Aires: Lugar Editorial.

Romaña, M. A. (2012). Sociedade de controle e pedagogia psicodramática. Revista Brasileira de Psicodrama, 20(1), 57-70. Retirado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-53932012000100006

Weinstein, G., & Fantini, M. D. (1973). La enseñanza por el afecto: Vida emocional y aprendizaje. Buenos Aires: Paidós.

Downloads

Publicado

2020-01-10

Como Citar

Maria Soares Barros, L. . (2020). Supervisão socioeducacional: Compartilhando a construção do papel de supervisor em Psicodrama. Revista Brasileira De Psicodrama, 25(2), 28–36. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/186

Edição

Seção

Artigos Inéditos