O USO DE TECIDOS COMO RECURSO NO PSICODRAMA CLÍNICO E SOCIOEDUCACIONAL

Autores

  • Vanessa Ramalho Ferreira Strauch Profissionais Integrados Ltda – Aracaju (SE), Brasil; Universidade Tiradentes – Faculdade de Psicologia – Clínica – Aracaju (SE), Brasil.
  • José Murilo Oliveira Santana Universidade Tiradentes – Faculdade de Psicologia – Clínica – Aracaju (SE), Brasil.

Palavras-chave:

Imagem psicodramática, Objeto intermediário, Objeto intraintermediário, Psicodrama

Resumo

Este estudo objetiva descrever a potência do método sociopsicodramático a partir do uso dos tecidos como recurso na investigação e intervenção clínica e socioeducacional. Caracteriza-se como estudo de múltiplos casos, de natureza qualitativa, dados coletados e registrados de dois prontuários clínicos e do diário de campo de sociodramas realizados com educadores e sala de espera de uma clínicaescola de fisioterapia. Identificamos o uso do tecido como eficaz recurso facilitador para aquecimento, redução da tensão e estados de alarme, estabelecimento de vínculos, comunicabilidade não verbal, visualização global da produção concretizada, promover mudança de percepção, relaxamento, oportunizar a emergência dos dramas vividos e dos papéis pouco desenvolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Strauch, V. R. F., & Santana, J. M. O. (2022). O USO DE TECIDOS COMO RECURSO NO PSICODRAMA CLÍNICO E SOCIOEDUCACIONAL. Revista Brasileira De Psicodrama, 30. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/545

Edição

Seção

Artigos Originais