Bioatria: Um conceito essencial no território da obra de J. L. Moreno

Autores

  • Debora Mello
  • Mariângela Pinto da Fonseca Wechsler

Palavras-chave:

grupos focais, vivências emocionais, bioatria, desenvolvimento sustentável, método sociodramático

Resumo

O conceito de Bioatria foi criado por Moreno em resposta às preocupações e ameaças à manutenção da vida na biosfera. O presente estudo foi desenvolvido em duas etapas. A primeira etapa, como revisão teórica, conecta a Bioatria como metaeixo na teoria moreniana; a segunda etapa, como prática, utiliza o método sociopsicodramático e investiga, em cinco grupos distintos, os significados que os participantes atribuíam às suas relações com a Terra, assim como as possibilidades de se engajarem, ou não, em iniciativas visando à sustentabilidade. Os resultados sugerem algumas categorizações sobre escolhas positivas, ambivalentes ou neutras e negativas em relação ao tema pesquisado e caminhos possíveis para a ampliação desta reflexão em novos estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Buber, M. (2001). Eu e tu. São Paulo: Centauro.

Campolim de Almeida, C. M. (2009). Despertando consciência das ecologias pessoal, social e do ambiente natural (Monografia para titulação). Sociedade de Psicodrama de São Paulo, São Paulo.

Cukier, R. (2002). Palavras de Jacob Levy Moreno. São Paulo: Ágora.

Fonseca, J. S. (1980). Psicodrama da loucura: Correlações entre Buber e Moreno. São Paulo: Ágora.

Foucault, M. (2008). Nascimento da biopolítica: Curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes.

Lovelock, J. (2001). A vingança de Gaia. Rio de Janeiro: Intrínseca.

Marino, M. J. (2002). Vir a ser psicodramatista: Um caminho de singularização em coexistência (Tese de Doutorado). Programa de Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo.

Mello e Souza, D. (2016). Um encontro com Gaia. Recuperado em 7 de dezembro de 2016 de http://sopsp.org.br/index.php/component/k2/item/208-o-encontro-com-gaia

Mezher, A. et al. (2001). A ética nos grupos: Contribuição do psicodrama. São Paulo: Ágora.

Moreno, J. L. (1992). As palavras do pai: Fundamentos do psicodrama. São Paulo: Summus.

Moreno, J. L. (1994). Quem sobreviverá? (Vols. 1, 2 e 3). Goiânia: Dimensão.

Moreno, J. L. (1999). Psicoterapia de grupo e psicodrama. São Paulo: Livro Pleno.

Mota, J. M. C. (2010). 1970: O congresso que redefiniu o campo do Psicodrama brasileiro. Revista Brasileira de Psicodrama, 18(2), 119-128.

Sampaio, M., Mello e Souza, D., & Anjos, F. (2016). Uma experiência de peer coaching na formação de psicodramatista. Anais do XX Congresso Brasileiro de Psicodrama. Febrap, São Paulo.

Waldl, R. (2012). Raízes do encontro na psicoterapia: A influência de J. L. Moreno na filosofia dialógica de Martin Buber. Revista Brasileira de Psicodrama, 20(2), 69-93.

Wechsler, M. P. F. (2007). Pesquisa e psicodrama. Revista Brasileira de Psicodrama, 15(2), 71-78.

Wechsler, M. P. F. (2014). Preço ou/e apreço: Jornal vivo como dispositivo ou contradispositivo? In M. P. F. Wechsler, & R. F. Monteiro (Orgs.), Psicodrama em espaços públicos: Práticas e reflexões. São Paulo: Ágora.

Wechsler, M. P. F. (2016). Criação e metodologia no psicodrama. In L. Gottlieb, & S. Perazzo (Orgs.), Psicodrama: Apontamentos e criação. São Paulo: FiloCzar.

Weil, P. Holística. (1990). Holística, uma nova visão e abordagem do real. São Paulo: Palas Athenas.

Downloads

Publicado

2020-01-09

Como Citar

Mello, D. ., & Pinto da Fonseca Wechsler, M. . (2020). Bioatria: Um conceito essencial no território da obra de J. L. Moreno. Revista Brasileira De Psicodrama, 25(1), 38–48. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/156

Edição

Seção

Artigos Inéditos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)