Interlocuções entre Moreno e Bronfenbrenner no contexto de grupos musicais
Palavras-chave:
psicodrama, música, desenvolvimento humano, gruposResumo
Este artigo visa a um debate dos possíveis diálogos entre as ideias de Moreno e o modelo Bioecológico de Bronfenbrenner com base na discussão dos processos de interação e suas influências para o desenvolvimento da pessoa. São trabalhados conceitos como processos proximais, transições ecológicas e relações grupais utilizando como contexto os grupos musicais. Essa interlocução pode contribuir para o conhecimento dos autores e dos contextos dos grupos musicais e suas possíveis contribuições para o desenvolvimento humano.
Downloads
Referências
Ávila, D. C. (2009). Das (im)possibilidades de uma psicologia musical. TransFormações em Psicologia (On-line), 2(2), 81-99. Retirado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/transpsi/v2n2/a05.pdf
Boris, G. D. J. B. (2014). Elementos para uma história da psicoterapia de grupo. Revista da Abordagem Gestáltica, 20(2), 206-212. Retirado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672014000200008
Brito, R. C., & Koller, S. H. (1999). Desenvolvimento humano e redes de apoio social e afetivo. In A. M. Carvalho (Org.), O mundo social da criança: natureza e cultura em ação (pp. 115-126). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Bronfenbrenner, U. (1943). A constant frame of reference for sociometric research. Sociometry, 6(4), 363-397. doi: 10.2307/2785218
Bronfenbrenner, U. (1944). A constant frame of reference for sociometric research: Part II. Experiment and inference. Sociometry, 7(1), 40-75. doi: 10.2307/2785536
Bronfenbrenner, U. (1979). The ecology of human development: Experiments by nature and design. Cambridge, MA: Harvard University Press.
Bronfenbrenner, U. (1995). The bioecological model from a life course perspective: Reflections of a participant observer. In P. Moen, G. H. Elder, Jr, & K. Luscher (Eds.), Examining lives in context: Perspectives on the ecology of human development (pp. 599-618). Washington, DC: American Psychological Association.
Bronfenbrenner, U. (2001a). Growning chaos in the lives of children, youth, and families: How can we turn it around? In J.C. Westman (Ed.), Parenthood in America (pp. 197-210). Madison, WI: University of Wisconsins Press.
Bronfenbrenner, U. (2001b). The bioecological theory of human development. In N. J. Smelser & P. B. Baltes (Eds.), International encyclopedia of the social and behavioral sciences (Vol. 10, pp. 6.963-6.970). New York: Elsevier.
Bronfrenbrenner, U. (2011). Bioecologia do Desenvolvimento Humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre: Artmed. (Trabalho original publicado em 2005).
Bronfenbrenner, U., McClelland, P., Wethington, E., Moen, P., & Ceci, S. J. (1996). The State of americans: This generation and the next. New York: Free Press.
Bronfrenbrenner, U., & Morris, P. A (1998). The ecology of developmental processes. In W. Damon, & R. M. Lerner (Eds.). Handbook of child psychology: Theoretical models of human development (Vol. 1, 5th ed., pp. 993-1028). New York: John Wiley.
Bronfenbrenner, U., & Morris, P. (2006). The bioecological model of human development. In W. Damon, & R. M. Lerner (Eds.), Handbook of child psychology: Theoretical models of human development (Vol. 1, 6th ed., pp. 793-828). Hoboken, NJ: Wiley.
Calvente, C. F. (2014). Aportes para una Psicopatología Psicodramática. Revista Brasileira de Psicodrama, 22(2), 46-53. Retirado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-53932014000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=es
Ceci, S. J. (2006). Urie Bronfenbrenner (1917–2005): Obituary. American Psychologist, 61(2), 173-174. doi: 10.1037/0003-066X.61.2.173
Joly, M. C. L., & Joly, I. Z. L. (2011). Práticas musicais coletivas: um olhar para a convivência em uma orquestra comunitária. Revista da Abem, 26, 79-91. Retirado de http://www.abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed26/revista26_artigo7.pdf
Mattos, S. C. (2015). Narrativas, música e resiliência. In Anais do XI Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. Pirenópolis, GO.
Moreno, J. L. (1978). Who shall survive? Foundations of Sociometry, Group Psychotherapy and Sociodrama. New York: Beacon House Inc. (Trabalho original publicado em 1934).
Moreno J. L. (2006). Psicodrama (10a. ed.). São Paulo: Cultrix. (Trabalho original publicado em 1946).
Moreno, J. L. (2012). O teatro da espontaneidade. São Paulo: Ágora.
O’Nell, S. A. (2012). Becaming a music learner: toward a theory of transformative music engajament. In G. E. McPherson, & G. F. Welch (Eds.). The Oxford handbook of music education (Vol. 1, pp. 163-186). New York: Oxford University Press.
Rodrigues, C. A. M., & Rosin, S. M (2011). A importância do ensino de música para o desenvolvimento infantil. Retirado em 4 de agosto de 2015 de: http://www.academia.edu/download/39428412/a_importancia_de_ensinar_musica.pdf.fortemente