Espiral psicodramático: ciência e arte do aquecimento

Autores

  • Antônio José dos Santos
  • Maria Inês Gandolfo Conceição

Palavras-chave:

Aquecimento, Espontaneidade, Catarse de integração, Espiral psicodramático, Psicodrama

Resumo

Este estudo tem como propósito apresentar o espiral psicodramático para aquecimento e verificar sua aplicabilidade por meio da discussão de um caso clínico, à luz dos conceitos e das definições de Moreno e dos psicodramatistas contemporâneos. Buscam-se elementos que estabeleçam interfaces entre o espiral psicodramático com o diagrama de Elaine Goldman, em uma perspectiva complementar e de superposição. Visa-se contribuir para roteiros de sessões em níveis real, imaginário ou de fantasia, e investigar o surgimento das catarses de integração revolutiva, resolutiva e evolutiva. Tendo em vista que a espontaneidade, espinha dorsal da teoria psicodramática, somente é alcançada e mantida mediante o aquecimento em um ponto ideal e adequado, a adoção do espiral psicodramático pode contribuir para o alcance de estados espontâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, W. C. de. Psicoterapia aberta. São Paulo: Ágora, 1982.

DAVOLI, C. Aquecimento: caminhos para a dramatização. In: ALMEIDA, W. C. de (org.). Grupos: a proposta do psicodrama. São Paulo: Ágora, 1999, p. 77-88.

FONSECA FILHO, J. S. F. Psicodrama da loucura: correlações entre Buber e Moreno. São Paulo: Ágora, 1980.

______. Psicoterapia da relação: elementos de psicodrama contemporâneo. São Paulo: Ágora, 2000.GOLDMAN, E. E.; MORRISON, D. S. Psychodrama: Experience and Process. Dubuque, Iowa/USA: Kendall/Hunt, Publishing Company, 1984.

MACHADO A. Extracto de Proverbios y cantares (XXIX). Campos de Castilla. In: Machado A., editors. Antología poética. Madrid: Salvat editors, 1969, p. 138.

MARTÍN, E. G. Psicologia do encontro: J. L. Moreno. 2. ed. São Paulo: Ágora, 1996,.

MORENO, J. L. Psicodrama. São Paulo: Cultrix, 1975.

______; MORENO, Z. T. Psicodrama: Terapia de Ação & Princípios da Prática. São Paulo: Daimon – Centro de Estudos do Relacionamento, 2006.

______. Psicoterapia de grupo e psicodrama. São Paulo: Mestre Jou, 1974.

PERAZZO, S. Ainda e sempre psicodrama. São Paulo: Ágora, 1994.

Publicado

2020-01-20

Como Citar

José dos Santos, A., & Inês Gandolfo Conceição, M. . (2020). Espiral psicodramático: ciência e arte do aquecimento. Revista Brasileira De Psicodrama, 22(1), 54–64. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/368

Edição

Seção

Artigos Inéditos