Realidade suplementar para famílias em processo de doação de órgãos para transplantes

Autores

  • Aline Luiza Carvalho

Palavras-chave:

Transplante, Realidade Suplementar, Família, Doação de Órgãos

Resumo

Durante acolhimento de famílias doadoras de órgãos e tecidos, algumas questões relacionadas ao processo são relevantes. A concepção de morte, o luto, as expectativas ante a doação de órgãos, as fantasias e os anseios diante da dualidade da perda e a continuidade de outras vidas estavam presentes nas conversações. Diante do exposto, este artigo busca compreender as repercussões da morte e as interpretações da doação com um olhar psicodramático. Iniciou-se com este trabalho uma reflexão sobre a importância do acolhimento às famílias doadoras dos órgãos para que sua escolha não lhes cause ainda mais sofrimento, mas contribua para a construção de um outro olhar a respeito das perdas, das vidas e da doação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GONÇALVES, C. S., WOLFF, J. R. e ALMEIDA, W. C. Lições de Psicodrama: Introdução ao Pensamento de J. L. Moreno. São Paulo: Agora, 1988.

MARTÍN, E.G. Psicologia do Encontro: J. L. Moreno. São Paulo: Ágora, 1996.

MONTEIRO, M. P. Psicanálise e cardiologia: um (en)contro impossível ou um (en)canto possível?. Cogito [on-line]. V. 8, 2007, p. 9-13. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1519-94792007000100002&script=sci_arttext>. Acesso em: 12 dez. 2012.

_____________. Psicodrama. São Paulo: Cultrix, 2002.

PERAZZO, S. Psicodrama: o forro e o avesso. São Paulo: Ágora, 2010

Downloads

Publicado

2020-01-17

Como Citar

Luiza Carvalho, A. . (2020). Realidade suplementar para famílias em processo de doação de órgãos para transplantes. Revista Brasileira De Psicodrama, 23(2), 75–81. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/359

Edição

Seção

Comunicações Breves