Contribuição do teatro espontâneo em pesquisa com jovens de uma escola pública

Autores

  • Zoé Margarida Chaves Vale

Palavras-chave:

Pesquisa participante com jovens, teatro espontâneo, metodologia sociopsicodramática, educação para/com os jovens

Resumo

A autora discorre sobre a contribuição do teatro espontâneo como dispositivo de metodologia qualitativa numa pesquisa sobre os sentidos da experiência escolar para os jovens alunos de EJA – Educação de Jovens e Adultos – de uma escola pública de Belo Horizonte. Descreve o funcionamento e o modo de participação dos jovens nas oficinas e no espetáculo final de teatro espontâneo, o qual é apresentado como metodologia sociopsicodramática que se fundamenta nos princípios de pesquisa qualitativa e participante. Apresenta como conclusão: o teatro espontâneo funcionou como um instrumento válido de investigação e de educação para/com os jovens, complementou de forma qualitativa os dados obtidos por outros procedimentos, em especial quanto ao eixo interacional da pesquisa participante, e foi percebido pelos jovens como um espaço relevante de experiência escolar e de subjetivação juvenil.

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Publicado

2020-01-08

Como Citar

Margarida Chaves Vale, Z. . (2020). Contribuição do teatro espontâneo em pesquisa com jovens de uma escola pública. Revista Brasileira De Psicodrama, 17(2), 79–82. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/113

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Seção Temática

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