Contribuição do teatro espontâneo em pesquisa com jovens de uma escola pública

Autores/as

  • Zoé Margarida Chaves Vale

Palabras clave:

Pesquisa participante com jovens, teatro espontâneo, metodologia sociopsicodramática, educação para/com os jovens

Resumen

A autora discorre sobre a contribuição do teatro espontâneo como dispositivo de metodologia qualitativa numa pesquisa sobre os sentidos da experiência escolar para os jovens alunos de EJA – Educação de Jovens e Adultos – de uma escola pública de Belo Horizonte. Descreve o funcionamento e o modo de participação dos jovens nas oficinas e no espetáculo final de teatro espontâneo, o qual é apresentado como metodologia sociopsicodramática que se fundamenta nos princípios de pesquisa qualitativa e participante. Apresenta como conclusão: o teatro espontâneo funcionou como um instrumento válido de investigação e de educação para/com os jovens, complementou de forma qualitativa os dados obtidos por outros procedimentos, em especial quanto ao eixo interacional da pesquisa participante, e foi percebido pelos jovens como um espaço relevante de experiência escolar e de subjetivação juvenil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABRANTES, P. Os sentidos da escola: identidades juvenis e dinâmicas de escolaridade. Oeiras, Celta 2003. [ Links ]

AGUIAR, M. Teatro espontâneo e psicodrama. São Paulo: Ágora, 1998. [ Links ]

ARAÚJO, A. N. Plano de trabalho do Projeto Com-Viver. Belo Horizonte: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Escola Municipal Maria Silveira, 2006. [ Links ]

ARROYO, M. G. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio e GIOVANETTI, M.A.G. de C. e GOMES, N. L. (orgs.) Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, pp. 19-52. [ Links ]

______. Dez anos de Escola Plural. Há o que celebrar? In: Tessituras, n. 3. Pref. de Belo Horizonte: Secretaria Municipal de Educação, jan. de 2006, pp. 7-10. [ Links ]

BOAL, A. O arco-íris do desejo: método Boal de teatro e terapia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996. [ Links ]

BRANDÃO, Carlos R. Educação Popular.Brasiliense: 1986. [ Links ]

______. (org.). Pesquisa participante. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1982. [ Links ]

______. (org.) Repensando a pesquisa participante. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. [ Links ]

______. A educação popular na escola cidadã. Petrópolis: Vozes, 2002. [ Links ]

BRITO, V. Um convite à pesquisa: epistemologia qualitativa e psicodrama. In: MONTEIRO, A. Maurício; MERENGUÉ; Devanir; BRITO, Valéria. Pesquisa qualitativa e psicodrama. São Paulo: Ágora, 2006, pp. 13-56. [ Links ]

DAYRELL, J. O jovem como sujeito social. In: Revista Brasileira de Educação, n. 24, set/out/nov/dez, 2003. [ Links ]

DAYRELL, J.; LEÃO, G.; GOMES, N. L. Pesquisa: Juventude Brasileira e Democracia - participação, esferas e políticas públicas. Região Metropolitana de Belo Horizonte. Relatório preliminar dos grupos de diálogo. iBase & Polis & Observatório da Juventude UFMG: junho de 2005. [ Links ]

DEMO, P. Elementos metodológicos da pesquisa participante. In: Repensando a pesquisa participante. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. [ Links ]

______. Participação é conquista. São Paulo: Cortez, 1993. [ Links ]

______. e MARTUCELLI, D. En la escuela: sociologia de la experiência escolar. Madri: Editorial Losada, 1996. [ Links ]

______. A socialização e a formação escolar. In: Revista de Cultura e política, n. 40/41, 1997. [ Links ]

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967. [ Links ]

______. Criando métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In: BRANDÃO, C.R. (org.) Pesquisa participante. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1982, pp.34-42. [ Links ]

______. Educação e mudança. Prefácio de Moacir Gadotti e tradução de Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. [ Links ]

LEÃO, G. M. P. Pedagogia da cidadania tutelada: lapidar corpos e mentes. Uma análise de um programa federal de inclusão social para jovens pobres. São Paulo, 2004. 316f. Tese (Doutorado) - USP, Faculdade de Educação, 2004. [ Links ]

______. Políticas de juventude e educação de jovens e adultos: tecendo diálogos a partir dos sujeitos. In: SOARES, Leôncio; e GIOVANETTI, M.A.G. de C.; e GOMES, N. L. (orgs.) Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, pp. 69-86. [ Links ]

MARGULIS, M. Juventud o Juventudes? Entrevista concedida a Olga Celestina da Silva Durand. In: Perspectiva. Florianópolis, v. 22, n. 02, pp.297- 324, jul-dez 2004. [ Links ]

MORENO, J.L. Psicoterapia de grupo e psicodrama. São Paulo: Mestre Jou, 1974. [ Links ]

______. Psicodrama. 9. ed. São Paulo: Cultrix , 1975. [ Links ]

______. O teatro da espontaneidade. São Paulo: Summus Editora, 1984. [ Links ]

______. Quem sobreviverá? Fundamentos da Sociometria. Goiânia: Dimensão, 1992. [ Links ]

NOGUEIRA, P. H. Identidade juvenil e identidade discente. Texto apresentado no Colóquio de Pós-Graduação em Educação. Belo Horizonte: PUCMinas, 29/09/2006. [ Links ]

PAGÈS, M. A vida afetiva dos grupos: esboço de uma teoria da relação humana. Petrópolis: Vozes, 1982. [ Links ]

PAIVA, J. Tramando concepções e sentidos para redizer o direito à educação de jovens e adultos. In: Revista Brasileira de Educação, v. 11 n. 33, set/dez. 2006. [ Links ]

PERRENOUD, Ph. Oficio de aluno e sentido do trabalho escolar. Trad. de Júlia Ferreira. Porto, Portugal: 1995. [ Links ]

______. La construcción del êxito y del fracaso escolar. 2. ed. actualizada. Madrid: Fundación Paideia e Ediciones Morata, S.L., 1996. [ Links ]

SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 9. edição. São Paulo: Cortez, 2003. [ Links ]

SOARES, L.; e GIOVANETTI, M.A.G. de C., e GOMES, N.L. (orgs.) Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. [ Links ]

SPÓSITO, M. Algumas hipóteses sobre as relações entre movimentos sociais, juventude e educação. Revista Brasileira de Educação, jan/fev/ mar/abr, 1999, n. 13. [ Links ]

______. Algumas reflexões e muitas indagações sobre as relações entre juventude e escola no Brasil. In: ABRAMO, Helena e BRANCO, Pedro Paulo M. Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Ed. Perseu, 2005. [ Links ]

______. Juventude e poder local: um balanço de iniciativas públicas voltadas para jovens em municípios de regiões metropolitanas. In: Revista Brasileira de Educação. v.11 n. 32. Rio de Janeiro maio/ago 2006. [ Links ]

THIOLLENT, M. Notas para o debate sobre pesquisa-ação. In: Repensando a Pesquisa Participante. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987, 82-103. [ Links ]

TOURAINE, A. Poderemos viver junto? Iguais e diferentes. Trad. Jaime A. Clasen e Ephraim F. Alves. Petrópolis: Vozes, 1998. [ Links ]

VALE, Z.M.C. Playback Theatre: teatro arte, espontâneo e terapêutico. Revista de Psicodrama, jul-dez 2001. [ Links ]

Publicado

2020-01-08

Cómo citar

Margarida Chaves Vale, Z. . (2020). Contribuição do teatro espontâneo em pesquisa com jovens de uma escola pública. Revista Brasileira De Psicodrama, 17(2), 79–82. Recuperado a partir de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/113

Número

Sección

Seção Temática

Artículos más leídos del mismo autor/a