Psicodrama e relações raciais

Autores

  • Maria Célia Malaquias
  • Denise Silva Nonoya
  • Antonio Carlos Massarotto Cesarino
  • Maria da Penha Nery

Palavras-chave:

psicodrama, relações étinicas e raciais, sofrimento, racismo, inclusão social

Resumo

Este artigo é fruto do tema da mesa-redonda “Psicodrama e relações raciais”, apresentada no 20o Congresso Brasileiro de Psicodrama. Seu objetivo é discutir a relevância de um espaço para compartilhar práticas, vivências e pesquisas sobre relações raciais. Moreno apresenta o Etnodrama como a contribuição do Psicodrama para tratar problemas étnicos. Sob a perspectiva de Guerreiro Ramos, visamos focar parte da história dessas relações no Brasil, marcadas por racismo e sofrimento psíquico. Evidencia-se a necessidade de conhecer as especificidades dessas relações de preconceito, discriminação e exclusão, que sutil ou explicitamente desencadeiam profundas feridas emocionais. Movidos pelas ressonâncias da referida mesa, apresentamos nossa discussão, acrescidas de seis depoimentos da plateia, e convidamos os leitores a refletir: como os psicodramatistas podem intervir nessa realidade?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Braga, J. L. O. (2014). Vira-latas: Complexo e cultura no país do futebol. In Anais do XXII Congresso Associação Junguiana do Brasil. Búzios, RJ. Recuperado de http://www.ajb.org.br/congresso/anais.

Byington, C. A. B. (2013). A identidade brasileira e o complexo de vira-lata. Uma interpretação da psicologia simbólica junguiana. Jungiana, 31(1), 71-80.

Carone, I., & Bento, M. A. S. (Orgs.) (2002). Psicologia do racismo. Estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes.

Fonseca, F. J. S. (2000). Psicoterapia da relação. São Paulo: Editora Ágora.

Fonseca, F. J. S. (2008). Exclusão: Inclusão na vida e obra de J. L. Moreno. Revista Brasileira de Psicodrama, 16(1), 45-59.

Guimarães, A. S. A. (2002). Classes, raça e democracia. São Paulo: Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2005). Sistema de dados agregados, características gerais da população. Recuperado de http://www.ibge.gov.br

Malaquias, M. C. (2004). Revisitando a africanidade brasileira: Do teatro experimental do negro de Abdias do Nascimento ao protocolo problema negro-branco, de Moreno (Monografia para obtenção do título de psicodramatista didata supervisora). Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP), São Paulo.

Moreno, J. L. (1974). Psicoterapia de grupo e psicodrama. São Paulo: Mestre Jou.

Moreno, J. L. (1975). Psicodrama. São Paulo: Cultrix.

Moreno, J. L. (1992). As palavras do pai. Campinas, SP: Editorial Psy.

Moreno, J. L. (1993). Psicoterapia de grupo e psicodrama: Introdução à teoria e à prática. Campinas, SP: Editorial Psy.

Munanga, K. (2003). Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Recuperado de http://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/04/Uma-abordagem-conceitual-das-nocoes-de-raca-racismo-dentidadee-etnia.pdf

Nery, M. P. (2008). Afetividade intergrupal, ações afirmativas e sistema de cotas para negros (Tese de Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura). Universidade de Brasília, Brasília, DF.

Santos, S. (2007). Movimentos sociais negros, ações afirmativas e educação (Tese de Doutorado em Sociologia). Universidade de Brasília, Brasília, DF.

Souza, N. S. (1983). Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Graal.

Publicado

2020-01-14

Como Citar

Célia Malaquias, M. ., Silva Nonoya, D. ., Carlos Massarotto Cesarino, A. ., & da Penha Nery, M. . (2020). Psicodrama e relações raciais. Revista Brasileira De Psicodrama, 24(2), 91–100. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/279

Edição

Seção

Artigos de Reflexão