Sociodrama com crianças no contexto escolar
Palavras-chave:
psicodrama, grupo, ciranças, escolas, sociodramaResumo
A presente pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal por meio de um processo de intervenção grupal sociodramática com crianças entre cinco e dez anos. Seu objetivo foi compreender o processo grupal vivido e verificar possíveis modificações no universo das crianças. Foram realizadas dez sessões grupais e lúdicas baseadas na teoria psicodramática com 29 crianças. Os resultados indicaram modificações relacionais e afetivas das crianças, como maior socialização e aumento das expressões verbais, e surgimento de lideranças positivas no grupo.
Downloads
Referências
Lima, N. S. T. (2010). Educação, psicodrama e inclusão. Revista Ciências da educação, 23, 235-247.
Lima, N. S. T. (2015). Psicodrama: um modo de agenciar ao fazer pesquisa em educação sociocomunitária. Revista Educação PUC-Campinas, 20(2), 177-186.
Gonçalves, C. S; Wolff, J. R.; &Almeida, W. C. (1988). Lições de Psicodrama: introdução ao pensamento de J. L. Moreno. São Paulo: Ágora.
Moreno, J. L. (2006). Psicodrama: terapia de ação & princípios da prática. São Paulo: Daimon.
Ramos, A. L. L. (2011). Vínculo na prática educativa escolar: um estudo com base na ludicidade e no sociodrama. Revista brasileira de psicodrama, 19(8), 73-84.
Ribeiro, D. F. (2004). Os bastidores da relação família e escola. (Tese de Doutorado). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP – Departamento de Psicologia, Ribeirão Preto.
Ribeiro, D. F.; & Andrade, A. S. (2000). Recriando o papel profissional: o cuidado à pacientes HIV positivo. (Monografia). FEBRAP, Ribeirão Preto.