Método Educacional Psicodramático como metodologia ativa no contexto do estágio supervisionado

Autores

  • Maisa Helena Altarugio

Palavras-chave:

pedagogia, psicodrama, formação de professores

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo mostrar como é possível fazer um exercício de reflexão mais amplo e profundo sobre as escolas, o ensino, as necessidades e os conflitos dos professores e dos estagiários, a partir de uma vivência utilizando o Método Educacional Psicodramático, como metodologia ativa e lúdica de ensino, com um grupo de alunos de um curso de licenciatura em Química, no contexto dos estágios supervisionados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Altarugio, M. H., & Capecchi, M. C. de M. (2016, maio). Sociodrama pedagógico: uma proposta para a tomada de consciência e reflexão docente. Alexandria, 9(1), 31-55, maio. doi: 10.5007/1982-5153.

Correa Molina, E. (2008). Les superviseurs de stage: des qualités pour un rôle formateur. In E.

Correa Molina, C. Gervais, & S. Rittershaussen. Vers une conceptualisation de la situation de stage: explorations internationales (pp. 205-219). Québec, Canadá: Éditions du CRP, Université de Sherbrooke.

Libâneo, J. C., Oliveira, J. F., & Toschi, M. S. (2003). Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo, SP: Cortez.

Moreno, J. L. (2013). Psicodrama. São Paulo, SP: Cultrix.

Oliveira, Z. de M. R., Silva, A. P. S., Cardoso, F. M., & Augusto, S. O. (2006). Construção da identidade docente: relatos de educadores de educação infantil. Cadernos de Pesquisa, 36(129), 547-571. Retirado de: http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n129/a0336129.pdf.

Penteado, H. D. (2007). Psicodrama, televisão e formação de professores. Araraquara, SP: Junqueira & Marin.

Pimenta, S.G., & Lima, M. S. L. (2013). Diferentes concepções do estágio obrigatório. In V.

M. Guridi, & F. C. Pioker-Hara (Orgs.). Experiências de ensino nos estágios obrigatórios (pp.17-38). Campinas, SP: Alínea.

Romaña, M. A. (1985). Psicodrama pedagógico: método educacional psicodramático. Campinas, SP: Papirus.

Romaña, M. A. (1992). Construção coletiva do conhecimento através do psicodrama. Campinas, SP: Papirus.

Romaña, M. A. (2004). Pedagogia do drama: 8 perguntas & 3 relatos. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.

Tardif, M. (2010). Saberes docentes e formação profissional (11a. ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.

Publicado

2019-12-19

Como Citar

Helena Altarugio, M. . (2019). Método Educacional Psicodramático como metodologia ativa no contexto do estágio supervisionado. Revista Brasileira De Psicodrama, 27(1), 118–124. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/34

Edição

Seção

Comunicações Breves