O psicodrama na universidade: contribuições morenianas à psicoterapia em uma clínica-escola

Autores

  • Ciro de Oliveira Gonçalves
  • Vannúzia Leal Andrade Peres

Palavras-chave:

Clínica-escola, estágio em Psicologia, debate acadêmico

Resumo

Diante da visibilidade da polarização do debate acadêmico, marcada de um lado pelo paradigma behaviorista e, de outro, pelo psicanalítico, este texto tem como intuito trazer os resultados de uma reflexão feita em uma clínica-escola de Psicologia sobre as contribuições de J. L. Moreno à psicoterapia, nas suas considerações sobre o tempo, o espaço, a realidade e o cosmo, especialmente marcadas por psicodramatistas contemporâneos. A análise e a interpretação dos resultados de um atendimento realizado no decorrer dos Estágios I e II, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, reafirmam a riqueza da criação moreniana e apontam para o valor da construção de um debate, no espaço de formação do psicólogo, em que se sustente a contribuição dos vários saberes da ciência psicológica, na tensão de suas contradições e similaridades.

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Publicado

2020-01-13

Como Citar

Gonçalves, C. de O. ., & Leal Andrade Peres, V. . (2020). O psicodrama na universidade: contribuições morenianas à psicoterapia em uma clínica-escola. Revista Brasileira De Psicodrama, 20(1), 71–92. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/214

Edição

Seção

Sessão Livre