Transformando práticas: Letramento racial para o acolhimento institucional

Autores

  • Luana Luiza Galoni Centro Universitário Augusto Motta – Faculdade de Psicologia – Programa de Pós Graduação em Saúde Biopsicossocial – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4426-4000

Palavras-chave:

Acolhimento institucional, Adolescentes, Processos grupais, Letramento racial

Resumo

O presente artigo discute os atravessamentos raciais no contexto do acolhimento institucional de adolescentes no Brasil, marcado por uma história de desigualdade social e racismo. A pesquisa envolveu a realização de oficinas de letramento racial com profissionais da área, visando ao aprimoramento das práticas interventivas. Os resultados dessa prática grupal indicaram divergências na compreensão acerca do letramento racial entre os profissionais, além de obstáculos institucionais à sua efetivação. No entanto, a análise de conteúdo realizada pós-intervenção identificou resultados positivos com maior compreensão e iniciativa por parte dos profissionais. É urgente incorporar o letramento racial como diretriz nas políticas públicas de assistência social e nos equipamentos da alta complexidade, a fim de promover práticas antirracistas e consolidar espaços protetivos para adolescentes negros.

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Publicado

2025-11-14

Como Citar

Galoni, L. L. (2025). Transformando práticas: Letramento racial para o acolhimento institucional. Revista Brasileira De Psicodrama, 33. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/726

Edição

Seção

Dossiê Temático: Práticas Antirracistas em Processos Grupais