Escola da anarquia: psicodrama e letramento LGBTQIA+ e racial

Autores

  • Laura de Souza Zingra Vomero Viver Mais Psicologia – Tubarão (SC), Brasil.
  • Maria da Penha Nery Associação Brasiliense de Psicodrama – Brasília (DF), Brasil.

Palavras-chave:

Psicodrama, Relações de Gênero, Relações Raciais, Minorias sexuais e de gênero

Resumo

Este artigo tem como objetivo demonstrar as contribuições do método sociopsicodramático para repensar e descolonizar a formação do papel de psicodramatista. É uma pesquisa qualitativa crítica e fenomenológica, na qual se utilizou do estudo de caso de um sociopsicodrama: pela inclusão LGBTQIA+ na formação do papel profissional. Aborda-se a importância dos debates em torno das pautas raciais, de gênero e sexualidade para tecer estratégias possíveis de combate à matriz colonial do pensamento. Este estudo busca contribuir para inovarmos e descolonizarmos nossa teoria e prática.

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Publicado

2024-07-08

Como Citar

Vomero, L. de S. Z., & Nery, M. da P. (2024). Escola da anarquia: psicodrama e letramento LGBTQIA+ e racial. Revista Brasileira De Psicodrama, 32. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/660

Edição

Seção

Artigos Originais