Psicodrama como ação pedagógica no currículo do ensino fundamental em escolas da amazônia
Palavras-chave:
Educação Integral, Ensino Fundamental, Currículo, Psicodrama, SociodramaResumo
Pela primeira vez no Brasil a educação integral está sendo instituída como política pública de âmbito federal. Esta pesquisa foi realizada por consórcio interuniversitário e solicitada pelo Ministério da Educação. O objetivo foi mapear as experiências de jornada escolar ampliada no Brasil. Foram utilizados questionários, respondidos por 2.112 municípios brasileiros e pesquisa qualitativa em 20 municípios. Destacamos os resultados de Guarantã do Norte, MT, Palmas, TO, e Santarém, PA, onde foram observadas práticas de Sociodramas e teatros espontâneos, além de repertório em bibliotecas. O Psicodrama compõe a matriz curricular de escolas de educação integral do ensino fundamental na Amazônia, firmando-se como referência teórica e metodológica na educação de crianças e jovens.
Downloads
Referências
ALVES, R. P. S. Implantação da educação integral em Palmas, Estado do Tocantins: algumas reflexões sobre a experiência da rede municipal de ensino. Em Aberto, Brasília: Inep, v. 25, n. 88, p. 125-134, 2012. [ Links ]
ARDOINO, J. Psicologia da educação na universidade e na empresa. São Paulo: EdiUSP, 1971. [ Links ]
BRASIL. Educação Integral/Educação Integrada e(m) tempo integral: concepções e práticas na educação brasileira. Relatório de Pesquisa Quantitativa. Brasília: Ministério da Educação, 2009a. [ Links ]
__________. Educação Integral/Educação Integrada e(m) tempo integral: concepções e práticas na educação brasileira. Relatório de Pesquisa Qualitativa. Brasília: Ministério da Educação, 2011. [ Links ]
__________. Educação Integral: texto referência para o debate nacional. Brasília: Ministério da Educação, 2009b. [ Links ]
______. Portaria Normativa Interministerial nº 17, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa Mais Educação, que visa fomentar a educação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio do apoio a atividades sócio-educativas no contraturno escolar. Brasília, Ministério da Educação, 2007. [ Links ]
CAVALIERE, A. M. Anísio Teixeira e a Educação Integral. Paideia, v. 20, n. 46, p. 249-259, 2010. [ Links ]
COELHO, L. M. C. C.; PORTILHO, D. B. Educação integral, tempo e políticas públicas: reflexões sobre concepções e práticas. In: ______ (org.). Educação Integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Rio de Janeiro: Faperj, 2009, p. 89-100. [ Links ]
COURTNEY, R. Jogo, teatro e pensamento: as bases intelectuais do teatro na educação. São Paulo: Perspectiva, 1974. [ Links ]
FERNANDES, A. Psicopedagogia em psicodrama: morando no brincar. Petrópolis: Vozes, 2001. [ Links ]
FERNANDES, F. Anísio Teixeira e a luta pela escola pública. In: ROCHA, J. A. L. (org.). Anísio em movimento. Brasília: Senado Federal, 2002, p. 51-57. [ Links ]
JAEGER, W. Paideia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 2001. [ Links ]
MOLL, J. (org.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. [ Links ]
MONTEIRO, R. F. Jogos dramáticos. São Paulo: Ágora, 1994. [ Links ]
MORENO, J. L. Psicodrama. São Paulo: Cultrix, 1975. [ Links ]
PENTEADO, W. A. Fundamentos da orientação educacional. São Paulo: EPU, 1976. [ Links ]
PINHEIRO, L; RODRIGUES, R. L. A experiência da rede municipal de ensino de Santarém (PA). In: MOLL, J. (org.). Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012, p. 434-438. [ Links ]
ROMAÑA, M. A. Construção coletiva do conhecimento através do psicodrama. Campinas: Papirus, 1992. [ Links ]
__________. Psicodrama pedagógico. Campinas: Papirus, 1985. [ Links ]
SOUZA, D. M. A educação integral na escola. Colóquio educação integral. São Paulo: Cenpec, 2010. [ Links ]
TITTON, M. B. P. Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Resenha de livro. Educação em Revista, n. 45, Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2012. [ Links ]
YOZO, R. Y. 100 jogos para grupos: uma abordagem psicodramática para empresas, escolas e clínicas. São Paulo: Ágora, 1995. [ Links ]