Psicodrama como ação pedagógica no currículo do ensino fundamental em escolas da amazônia

Autores

  • Paulo Bareicha

Palavras-chave:

Educação Integral, Ensino Fundamental, Currículo, Psicodrama, Sociodrama

Resumo

Pela primeira vez no Brasil a educação integral está sendo instituída como política pública de âmbito federal. Esta pesquisa foi realizada por consórcio interuniversitário e solicitada pelo Ministério da Educação. O objetivo foi mapear as experiências de jornada escolar ampliada no Brasil. Foram utilizados questionários, respondidos por 2.112 municípios brasileiros e pesquisa qualitativa em 20 municípios. Destacamos os resultados de Guarantã do Norte, MT, Palmas, TO, e Santarém, PA, onde foram observadas práticas de Sociodramas e teatros espontâneos, além de repertório em bibliotecas. O Psicodrama compõe a matriz curricular de escolas de educação integral do ensino fundamental na Amazônia, firmando-se como referência teórica e metodológica na educação de crianças e jovens.

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Publicado

2020-01-16

Como Citar

Bareicha, P. (2020). Psicodrama como ação pedagógica no currículo do ensino fundamental em escolas da amazônia. Revista Brasileira De Psicodrama, 21(2), 27–39. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/333

Edição

Seção

Artigos Inéditos