As relações interpessoais entre adolescentes: o teste sociométrico como recurso para superar conflitos e violências escolares

Autores

  • Adriana Lira
  • Edenir Christine Cerqueira
  • Candido Alberto Gomes

Palavras-chave:

relações interpessoais, adolescência, confilto, violência escolar, sociometria

Resumo

Este artigo tem por objetivo apontar o teste sociométrico como recurso capaz de subsidiar o trabalho do professor em sala de aula no acompanhamento das relações interpessoais entre adolescentes para mediar conflitos, ensinar-lhes a conviver e superar violências. O mapeamento foi realizado em uma turma do 6o ano do ensino fundamental de uma escola pública, com histórico de violências, na periferia de Brasília. O resultado do teste sociométrico demonstrou que a professora, desconhecendo os adolescentes e a origem dos conflitos nas relações interpessoais dos alunos, adotava medidas reativas por ensaio e erro, contribuindo para o ciclo das violências e consequentemente para o seu desestímulo profissional.

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Publicado

2020-01-10

Como Citar

Lira, A. ., Christine Cerqueira, E. ., & Alberto Gomes, C. . (2020). As relações interpessoais entre adolescentes: o teste sociométrico como recurso para superar conflitos e violências escolares. Revista Brasileira De Psicodrama, 24(1), 24–33. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/205

Edição

Seção

Artigos Inéditos