A DECOLONIALIDADE NA PESQUISA E PRÁTICA PSICODRAMÁTICAS: PELA SUPERAÇÃO DE EPISTEMICÍDIOS HISTÓRICOS

Autores

  • Daniela de Figueiredo Ribeiro Centro Universitário de Franca – Departamento de Psicologia– Setor de Pesquisas em Desenvolvimento Regional – Franca (SP), Brasil.

Palavras-chave:

Colonialismo, Psicodrama, Jacob Levy Moreno, Conhecimento

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre o ancoramento científico da pesquisa e das práticas psicodramáticas, questionando a perspectiva colonial/moderna predominante no universo da ciência ocidental, e sugerindo uma aproximação com o pensamento decolonial que se desenvolve no século XXI, em que são retomadas epistemologias historicamente desconsideradas, como aquela em que se situam os princípios filosóficos morenianos. As questões discutidas acerca da pesquisa em Psicodrama podem ser transportadas para o campo das práticas, gerando questionamentos quanto ao lugar do psicodramatista na relação com o outro, a forma de elaboração dos problemas/hipóteses terapêuticas e o que se espera das intervenções, situando-as para além dos binarismos tradicionais modernos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-02-13

Como Citar

Ribeiro, D. de F. (2023). A DECOLONIALIDADE NA PESQUISA E PRÁTICA PSICODRAMÁTICAS: PELA SUPERAÇÃO DE EPISTEMICÍDIOS HISTÓRICOS. Revista Brasileira De Psicodrama, 31. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/596

Edição

Seção

Artigos Originais