O JOVEM E A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO
Keywords:
Psychodrama, youth, work, the matrix of identityAbstract
Beyond bringing new understanding of youth and socionomy, this paper explores the relationship between youth and their first work experience, aiming to understand the factors that are involved in this process from the perspective of psychodrama and other relevant research around this subject. This theoretical and empirical research tries to identify the meaning of work for youth, and how the first work experience might influence their identity. Links are made between the outcome results and the psychodrama theory, indicating that socionomy can offer a fertile ground for knowledge and research in relation to work.
Downloads
References
BUSTOS, D. M. Asas e Raízes. In: HOLMES, P.; KARP, M.; WATSON, M. O psicodrama após Moreno: inovações na teoria e na prática. São Paulo: Ágora, 1998.
DAYRELL, J.; e LEÃO, G.; GOMES, N. L. Pesquisa Juventude Brasileira e Democracia: participação, esferas e políticas públicas. Região Metropolitana de Belo Horizonte. Relatório preliminar dos grupos de diálogo. Ibase, e Polis e Observatório da Juventude-UFMG: jun de 2005.
FONSECA, J. de S. Psicodrama da loucura: correlações entre Buber e Moreno. São Paulo: Ágora, 1980.
______. Ainda sobre Matriz de Identidade In: Revista Brasileira de Psicodrama, v. 4, Fasc. II. São Paulo: Diretoria de Divulgação e Comunicação da Febrap, 1996. pp. 21 a 33.
GUIMARÃES, G. G. e GRINSPUN, M. P. S. Z. Revisitando as origens do termo juventude: a diversidade que caracteriza a identidade. In: Site da 31ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Disponível em: < http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT20-4136--Int.pdf> Acesso em 10 de março de 2010.
GONÇALVES, C. S.; WOLFF, J. R.; ALMEIDA, W. C. de. Lições de psicodrama: introdução ao pensamento de J. L. Moreno. São Paulo: Ágora, 1988. 110p.
JUNIOR, P. R. da S. A construção da identidade de jovens pobres que participam da lei da aprendizagem do tem e suas relações com a visão de juventude que orienta as políticas de inserção profissional juvenil. Anteprojeto de Mestrado em Psicologia Social. UFMG. Belo Horizonte, 2009.
KEHL, M. R. A juventude como sintoma da cultura. In: Outro Olhar: Revista de Debates Mandato Vereador Arnaldo Godoy (PT). Ano V, Nº 6, Belo Horizonte, novembro de 2007.
MARTINS, H. H. T. de S. O jovem no mercado de trabalho. In: Revista Brasileira de Educação, Anped (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação), 1997.
MAZZOTTA, M. do C. E. Sociodrama, juventude e inserção social. Revista Brasileira de Psicodrama, vol.18, número 2, 2010, pp. 27-41.
MORENO, J. L. Psicodrama. 7. ed. São Paulo: Cultrix, 1997.
Monografia (Especialização em Psicodrama) – Instituto Mineiro de Psicodrama e Faculdade Pitágoras. Curso de Especialização de Psicodrama, Belo Horizonte, 2010.
PAIS, J. M. Emprego juvenil e mudança social: velhas teses, novos modos de vida. In: Análise Social, vol. XXVI (114). Lisboa, 1991. pp. 945 a 987.
TIBA, I. Puberdade e adolescência: desenvolvimento biopsicossocial. São Paulo: Ágora, 1986.
VALE, Z. M. C. Participação social de alunos jovens no contexto da educação de jovens e adultos - EJA - de uma escola pública. Projeto de Qualificação de Mestrado em Psicologia Social: UFMG. Belo Horizonte, 2006.
WERTHEIM, J. Juventude, educação e cidadania. In: Tendências/Debates. Folha de S.Paulo, 14/mar/2006.
OBRAS CONSULTADAS
ERIKSON, E. H. Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
MONTEIRO, R. P. e VALE, Z. M. C. O jovem e a primeira experiência de trabalho. 2010.
VALE, Z. M. C. e van STRALEN, C. J. Encontros e desencontros entre os jovens e a escola: sentidos da experiência escolar na educação de jovens e adultos. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - UFMG, Pós graduação de Psicologia, Belo Horizonte, 2007.