NARRATIVAS DE PSICODRAMATISTAS NO PALCO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Palavras-chave:
Psicodrama, Assistência social, Narrativas, Trabalho com gruposResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa de mestrado que buscou analisar, por meio de narrativas de psicodramatistas, a aplicabilidade e impressões da metodologia criativa do psicodrama dentro da perspectiva das oficinas do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) no âmbito do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). A pesquisa foi feita com oito psicodramatistas de quatro estados brasileiros diferentes através de entrevistas narrativas. Os resultados revelam repercussões positivas do uso do psicodrama com grupos, bem como desafios de seu fomento e aceitação no campo da assistência social. Conclui-se que o Psicodrama é um caminho de intervenção de grupos para o profissional socioassistencial que almeja por uma transformação no âmbito social e pessoal dos usuários-protagonistas.
Downloads
Referências
Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. (2009). Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Brasília: MDS.
Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (2016). Caderno de Orientações: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Articulação necessária na Proteção Social Básica. Brasília: MDS.
Bruner, J. (2002). Atos de significação. São Paulo: Artmed.
Conselho Federal de Psicologia, & Conselho Federal de Serviço Social (2007). Parâmetros para atuação de assistentes sociais e psicólogos (as) na Política de Assistência Social. Brasília: CFESS, CFP.
Costa, L. F., Guimarães, F. L., Pessina, L. M., & Sudbrack, M. F. O. (2007). Single session work: intervenção única com a família e adolescente em conflito com a lei. Journal of Human Growth and Development, 17(3), 104-113. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbcdh/v17n3/10.pdf
Freire, P. (1983). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Freitas, M. F. Q. (2005). (In) coerências entre práticas psicossociais em comunidade e projetos de transformação social: aproximações entre as Psicologias Sociais da Libertação e Comunitária. Psico, 36(1), 47-54. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/1374
Gibbs, G. (2009). Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed.
Gonçalves, J. M. F. (1998). Humilhação social - um problema político em psicologia. Psicologia USP, 9(2), 11-67. https://doi.org/10.1590/S0103-65641998000200002
Kummer, L. (2007). Metodologia participativa no meio rural: uma visão interdisciplinar. Conceitos, ferramentas e vivências. Salvador: GTZ.
Labov, W., & Waletzky, J. (1997). Narrative analysis: Oral versions of personal experience. Journal of Narrative & Life History, 7(1-4), 3–38. https://doi.org/10.1075/jnlh.7.02nar
Macedo, O. J. V., Lima, C. M. P. D., Brito, F. H. S., Souza, J. N. P., Sousa, N. K. M., Sousa, S. P., & Dias, S. G. (2018). Atuação dos Profissionais de Psicologia nos CRAS do Interior da Paraíba. Trends Psychol, 26(2), 1083-1097. https://doi.org/10.9788/TP2018.2-20Pt
Marineau, R. F. (1972). Jacob Levy Moreno, 1889-1974: Pai do psicodrama, da sociometria e da psicoterapia de grupo. São Paulo: Ágora.
Menegazzo, C. M., Tomasini, M. A., & Zuretti, M. M. (1995). Dicionário de Psicodrama e Sociodrama. São Paulo: Ágora.
Motta, J. M. C., Esteves, M. E. R., & Alves, L. F. (2011). Psicodrama público: Um projeto social em Campinas. Revista Brasileira de Psicodrama, 19(2), 33-39. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicodrama/v19n2/a03.pdf
Moreno, J. L. (1978). Psicodrama. São Paulo: Editora Cultrix.
Nery, M. P., Costa, L. F., & Conceição, M. I. G. (2006). O Sociodrama como método de pesquisa qualitativa. Pesquisas Teóricas, 16(35), 305-313. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000300002
Nery, M. P., & Gisler, J. V. T. (2019). Sociodrama: método ativo na pesquisa, no ensino e na intervenção educacional. Revista Brasileira de Psicodrama, 27(1), 11-19. http://dx.doi.org/10.15329/0104-5393.20190002
Seidel, J. (2009). O protagonista no psicodrama sócio-educacional e no teatro-educação. Brasília: Universidade de Brasília.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Deiverson Tófano, Roberta Carvalho Romagnoli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.