PRÁTICA PSICODRAMÁTICA NO CONTEXTO HOSPITALAR

Autores

  • Ticiane Costa dos Santos Hospital Universitário de Sergipe – Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso – Aracaju (SE), Brasil.
  • Walter Lisboa Universidade Federal de Sergipe – Departamento de Psicologia – São Cristóvão (SE), Brasil.

Palavras-chave:

Hospitalização, Promoção da Saúde, Psicodrama, Prática Psicológica

Resumo

A hospitalização, essencial para recuperação da saúde, costuma ampliar o sofrimento psíquico dos pacientes, na medida em que impõe uma rotina de cuidados, afasta o paciente da família e do meio social. O objetivo deste estudo é apresentar a compreensão psicodramática desse contexto e possibilidades de intervenção. Foi realizada uma articulação teórica com a experiência psicoterapêutica de enfoque psicodramático. Observou-se que a existência de conservas culturais hospitalares e limitações impostas pelo adoecimento gera perda da espontaneidade e cristalização no papel de doente, aumentando o sofrimento e prejudicando a recuperação do indivíduo. O estabelecimento de uma relação télica e o uso de técnicas psicodramáticas mostraram-se relevantes no resgate da espontaneidade e na promoção da saúde mental dos pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ticiane Costa dos Santos, Hospital Universitário de Sergipe – Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso – Aracaju (SE), Brasil.

 

 

Downloads

Publicado

2022-12-09

Como Citar

Santos, T. C. dos ., & Lisboa, W. (2022). PRÁTICA PSICODRAMÁTICA NO CONTEXTO HOSPITALAR. Revista Brasileira De Psicodrama, 30. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/593

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)