Diálogos com a liderança através do Sociodrama e da Socioantropologia: das cenas temidas ao desenvolvimento de competências
Palabras clave:
Psicodrama socioeducacional, Sociadrama, Role-playing, Desenvolvimento gerencialResumen
Este artigo apresenta uma intervenção processual implementada em uma empresa do setor Petrolífero com base na sinergia entre o psicodrama e a abordagem socioantropológica da liderança. Teve como objetivo identificar e reduzir a distância entre as competências desejadas para supervisores/gerentes e as competências constatadas no desempenho real do papel no contexto organizacional. O dispositivo grupal elaborado é inovador, pois facilita a alternância entre vivências sociodramáticas das cenas temidas e a abordagem cognitiva conceitual in situ e imediata da temática emergente. Toda a dimensão comportamental foi manejada por meio do sociodrama e do role-playing com base nas dimensões de aproximação intuitiva, afetiva, conceitual e funcional como preconiza a pedagogia do drama.
Descargas
Citas
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BLATNER, A. Uma visão global do psicodrama: fundamentos históricos, teóricos e práticos. São Paulo: Ágora, 1996.
FRIEDMAN, T. L. O mundo é plano: uma breve história do século XXI, Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
KELLERMANN, P. O psicodrama em foco e seus aspectos terapêuticos. São Paulo: Ágora, 1998.
KHOURI, G. Desenvolvimento de papéis nas organizações: “Do sociodrama tematizado ao role-playing”. 14 f. Monografia (Conclusão do curso de Psicodrama Socioeducacional). CEPS (Centro de Psicodrama e Sociodrama – Bahia) – Salvador – Bahia, novembro de 1996. Disponível em <http://www.asbap.com.br/producao/psicodrama_org.pdf.>. Acesso em: 3 jul. 2014.
KNOWLES, M. S.; HOLTON, E. S.; SWANSON, R. A. Aprendizagem de resultados: uma abordagem prática para aumentar a efetividade da educação corporativa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
MARRA, M; FLEURY, H. (orgs.). Grupos: intervenção socioeducativa e método sociopsicodramático. São Paulo: Ágora, 2008.
MORENO, J. L. Psicodrama. São Paulo: Cultrix, 1975.
_____________. Quem sobreviverá? Fundamentos da sociometria, psicoterapia de grupo e sociodrama, v. 1, 2 e 3. Goiânia: Dimensão Editora, 1992.
ROMAÑA, M. A. Do psicodrama pedagógico à pedagogia do drama. Campinas: Papirus, 1996.
_______________. Construção coletiva do conhecimento através do psicodrama. Campinas: Papirus, 1992.
RUAS, R; ANTONELLO, C; BOFF, L. Aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005.
WILLIAMS, A. Psicodrama estratégico: a técnica apaixonada. São Paulo: Ágora, 1994.
_____________. Temas proibidos: ações estratégicas para grupos. São Paulo: Ágora, 1998.