PSICODRAMAS PÚBLICOS: POR QUE E PARA QUÊ ?

Autores/as

  • Ana Maria Fonseca Zampieri Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Psicodrama público, resiliência, saúde, educação, imunidade psíquica

Resumen

A autora descreve rapidamente suas experiências de trinta e três anos em psicodramas públicos para embasar essas propostas de intervenção psicoterápica e educacional. Ressalta a proposta moreniana como revolucionária, eficaz e contemporânea para o trato de temas cotidianos pouco explicitados na conserva cultural, de fundamental importância para a educação e saúde públicas como: violências, sexualidade, preconceitos, catástrofes, desastres, homo e bifobias, entre outros. Fundamenta a necessidade do psicodrama público na educação e saúde através de reflexões pós resultados clínicos e de pesquisas com diferentes grupos, em diferentes níveis socioculturais. Ressalta o por quê e o para quê dos psicodramas públicos, através da força para uma imunidade psíquica, resiliência e saúde que eles favorecem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Maria Fonseca Zampieri, Universidade de São Paulo

Psicóloga (USP, 1975), psicodramatista, terapeuta didata e professora supervisora pela Febrap, pós graduada em terapia sistêmica, psicotrauma e terapia sexual, terapeuta de EMDR e Brainspotting. Mestre, doutora e pós-doutora em psicologia clínica (PUCSP). Doutoranda em psicologia e disruptivo (Universidad del Salvador, Buenos Aires, 2011). Coordenadora do departamento de ciência e ensino da F&Z Assessoria e Desenvolvimento em Educação e Saúde Ltda. Diretora de ciência e academia da Abrapahp: Associação Brasileira de Programas de Ajuda Humanitária Psicológica.

Citas

BENYAKAR, M. Lo disruptivo. Buenos Aires: Universidad del Salvador, 2005.

BUBER, M. Eu e tu. São Paulo: Cortez e Moraes, 1977.

FOUCAULT, M. O nascimento da medicina social. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

MATURANA, R. H.; VARELA, F. A. A árvore do conhecimento. Campinas: Psy, 1995.

MORENO, J. L. Psicodrama. São Paulo: Cultrix, 1974.

ORWELL, G. apud ZAMPIERI A. M. F. Erotismo, sexualidade, casamento e infidelidade. São Paulo: Ágora, p. 34, 2004.

Watzlawick , P. (org.). A realidade inventada. Campinas: Psy, 1984.

ZAMPIERI, A. M. F. Sociodrama construtivista da Aids. Método de construção grupal na educação preventiva da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Campinas: Psy, 1996.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BROWN, E. Patterns of infidelity and their treatment. New York: Brunner Mazel Publishers, 1991.

Bustos, d. m. Nuevos rumbos en psicoterapia psicodramatica. Buenos Aires: Momento, 1985.

CAPRA, F. Sabedoria incomum. São Paulo: Cultrix, 1988.

HELMAN, C. G. Cultura, saúde e doença. Porto Alegre. Artes Médicas, 1994.

MERHY, E. E. A saúde pública como política. Um estudo de formadores de políticas. São Paulo: Hucitec, 1992.

ZAMPIERI, A. M. F. O axiodrama. Rev. Bras. de Psicodrama, Febrap, vol 2, 1994.

______. Medotologia psicodramática na educação preventiva da Aids. Rev. Bras. de Pesquisa em Psicologia. FEC do ABC, vol 1, nº1, 1987.

______. Sociodrama, educação e Aids, in: Cadernos de Psicodrama, Educação e Desenvolvimento. São Paulo: Ágora, 1990.

Publicado

2020-01-10

Cómo citar

Fonseca Zampieri, A. M. . (2020). PSICODRAMAS PÚBLICOS: POR QUE E PARA QUÊ ?. Revista Brasileira De Psicodrama, 19(2), 41–47. Recuperado a partir de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/240

Número

Sección

Seção Temática