Grupo autodirigido: uma estratégia para o desenvolvimento do papel de diretor e ego-auxiliar

Autores

  • Nadir Haguiara-Cervellini
  • Danielle Girotti Callas
  • Suzi Meire Paes Ferreira

Palavras-chave:

Grupo autodirigido, Diretor, Ego-auxiliar, Psicodrama

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência de grupo autodirigido visando ao desenvolvimento do papel de diretor e ego-auxiliar em Psicodrama, em um curso de formação de Pós-Graduação lato sensu. A formação das duplas de direção deu-se por livre escolha, de acordo com seus interesses, suas afinidades, com base em suas áreas de atuação profissional. As direções foram tematizadas atendendo às demandas profissionais das duplas, ou segundo as necessidades do grupo. Os resultados evidenciaram ganhos significativos no desenvolvimento do papel de diretor e ego-auxiliar dos alunos em processo formativo na área de Psicodrama.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, W. C.; WOLFF, J. R.; GONÇALVES, C. S. Lições de Psicodrama: introdução ao pensamento de J.L. Moreno. São Paulo: Ágora, 1988.

ALTENFELDER SILVA FILHO, L. M. Psicodrama: utilização do desenho em psicoterapia psicodramática. São Paulo: Revista de Psicodrama SOPSP, 1992, p. 56-77.

AMATO, M. A. “Psicodrama no ensino do Psicodrama”. In: BUSTOS, D. M. O Psicodrama – aplicações da técnica psicodramática. 3. ed., São Paulo: Ágora, 2005.

AMATO, M. A. A Poética do Psicodrama. O grupo autodirigido e a dinâmica da cena. São Paulo: Aleph, 2002.

BUSTOS, D. M. O Psicodrama – aplicações da técnica psicodramática. 3. ed., São Paulo: Ágora, 2005.

COSTA, S. A. F. “Recursos Metodológicos do Psicodrama no Processo de Coaching Grupal”. In: Anais do 19o Congresso Brasileiro de Psicodrama, Foz do Iguaçu, 2014. Disponível em: <www.cbpfebrap.com.br/anais/19CBP/PDFs/EP19.pdf>. Acesso em: 5 fev. 2015

FONSECA, J. Psicoterapia da Relação: elementos de Psicodrama contemporâneo. São Paulo: Ágora, 2000.

FREIRE-WELFORT, M. “O que é um grupo?” In: FREIRE, M et al. GRUPO: Indivíduo, saber e parceria: malhas do conhecimento – Série Seminários. 2. ed., São Paulo: Espaço Pedagógico, 1997, p. 17-26.

_______. “Movimentos de construção do grupo”. In: FREIRE-WELFORT, M. et al.

GRUPO: Indivíduo, saber e parceria: malhas do conhecimento – Série Seminários. 2. ed., São Paulo: Espaço Pedagógico, 1997, p. 29-31.

HAGUIARA-CERVELLINI, N.; GIRO, N.; VILLELA, V. Uma viagem pelos caminhos de formação do Psicodramatista – A ação transformadora, ética e estética do role-playing, in: Revista Brasileira de Psicodrama. v. 16, n. 2, 2008, p. 137-158.

MONTEIRO, R. Jogos Dramáticos. São Paulo Ágora, 1994.

MORENO, J. L. Psicodrama. São Paulo, Editora Cultrix, 1993.

ROMAÑA, M. A. Do Psicodrama pedagógico à pedagogia do drama. Campinas: Papirus, 1996.

______. Construção coletiva do conhecimento através do Psicodrama. Campinas: Papirus, 1992.

Downloads

Publicado

2020-01-15

Como Citar

Haguiara-Cervellini, N. ., Girotti Callas, D. ., & Meire Paes Ferreira, S. . (2020). Grupo autodirigido: uma estratégia para o desenvolvimento do papel de diretor e ego-auxiliar. Revista Brasileira De Psicodrama, 23(1), 33–41. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/295

Edição

Seção

Artigos Inéditos