A espontaneidade como fator E-ssencial no processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Marieli Mezari Vitali Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis (SC), Brasil | Sapienza University of Rome – Roma, Itália

Palavras-chave:

Psicodrama, Espontaneidade, Educação

Resumo

A presente pesquisa objetiva aprofundar a articulação do Fator E para o processo de ensino-aprendizagem, guiando-se a partir da seguinte questão norteadora: “Qual o papel da espontaneidade no processo de ensino aprendizagem?” Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória em formato de estudo de caso, considerando três contextos educacionais da autora: ensino, pesquisa e extensão. As experiências utilizadas no trabalho advêm da formação de psicólogos(as) e psicodramatistas e foram apresentadas por meio de análise temática. A espontaneidade na educação é essencial para evitar a repetição de conservas cristalizadas no papel psi e para a abertura da transformação social. O fator E amplia a conexão dos envolvidos com o aqui e agora, e com o reconhecimento dos papéis desempenhados.

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Publicado

2024-11-04

Como Citar

Vitali, M. M. (2024). A espontaneidade como fator E-ssencial no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira De Psicodrama, 32. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/674

Edição

Seção

Artigos Originais