O ensino da pedagogia psicodramática como método para novas aprendizagens
Palavras-chave:
pedagogia, psicodrama, educaçãoResumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre as contribuições da Pedagogia Psicodramática como facilitadora da aprendizagem no curso de formação do Psicodramatista. A prática realizada em metodologia de pesquisa-ação, aqui relatada, chegou à constatação de que o lúdico, as técnicas teatrais e os jogos dramáticos levaram os participantes a uma maior expressividade, à espontaneidade e à criatividade. A partir dessa aula/ação, os alunos também demonstraram maior interação grupal e chegaram à aprendizagem de conteúdo de maneira mais fácil.
Downloads
Referências
Andrade, M. M. (2003). Introdução à metodologia do trabalho científico. (6. ed.). São Paulo: Atlas.
Moreno, J. L. (1975). Psicodrama. São Paulo: Cultrix.
Ramos-Cerqueira, A. T. A., Lima, M. C. P., Torres, A. R., Reis, J. R. T., Fonseca, N. M. V. (set. 2004/fev. 2005). Era uma vez... Contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso de médico. Interface, 9(16). Retirado de: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832005000100007&script=sci_arttext.
Romaña, M. A. (1985). Psicodrama pedagógico: método educacional psicodramático. Campinas: Papirus.
Romaña, M. A. (1992). Construção coletiva do conhecimento através do psicodrama. Campinas: Papirus.
Thiollent, M. (2011). Metodologia da pesquisa ação. (18. ed.). São Paulo: Cortez.
Tobase, L., Gesteira, E. C. R., & Takahaski, R. T. (2007). Revisão de literatura: a utilização da dramatização no ensino da enfermagem. Revista Eletrônica de Enfermagem, 9(01), 214-228 Retirado de: http://www.fen.ufg.br/revista/v9/n1/v9n1a17.htm.