Psicoterapia pré-cirúrgica em grupos de homens e mulheres transexuais participantes do processo transexualizador

Autores

  • Roberta Rodrigues Alves Torres
  • Giancarlo Spizzirri
  • Edna Terezinha Benatti
  • Carmita Helena Najjar Abdo

Palavras-chave:

transexualismo, disforia, psicoterapia de grupo, psicodrama, cirurgia de redesignação

Resumo

Indivíduos transexuais foram divididos em dois grupos, para o seguimento psicoterapêutico semanal, no Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP), desde 2011; o primeiro grupo, constituído por mulheres transexuais (MTS) − sexo masculino e que se identificam com o gênero feminino, e o segundo por homens transexuais (HTS) − sexo feminino e que se identificam com o gênero masculino. Foram levantados dados clínicos e psicodinâmicos desses grupos. Verificou-se ao longo dos anos a relevância dessa abordagem para dirimir conflitos e sofrimento associados com essa condição, além de terem sido notadas particularidades, durante o manejo dos grupos, relacionadas ao gênero com o qual os indivíduos se identificam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abdo, C. H. N. (2014). Sexualidade humana e seus transtornos (4a. ed.). São Paulo: Leitura Médica.

Associação Psiquiátrica Americana (APA) (2013). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5). Porto Alegre: Artmed.

Dias, R. C. V. (1994). Análise psicodramática: Teoria da programação cenestésica. São Paulo: Ágora.

Dias, R. C. V. (1997). Psicodrama: Teoria e prática. São Paulo: Ágora.

Dias, R. C. V. (2000). Vínculo conjugal na análise psicodramática. São Paulo: Ágora.

Organização Mundial da Saúde (OMS) (1993). Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10. Porto Alegre: Artes Médicas.

Spizzirri, G. (2016). Morfometria cerebral e imagens de tensores de difusão da microestrutura da substância branca em homens para mulheres transexuais antes e durante o processo transexualizador (Tese de Doutorado). Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo.

Publicado

2020-01-13

Como Citar

Rodrigues Alves Torres, R. ., Spizzirri, G. ., Terezinha Benatti, E. ., & Helena Najjar Abdo, C. . (2020). Psicoterapia pré-cirúrgica em grupos de homens e mulheres transexuais participantes do processo transexualizador. Revista Brasileira De Psicodrama, 24(2), 7–16. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/252

Edição

Seção

Artigos Inéditos