Jogos psicodramáticos no processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Terezinha Tomé Baptista

Palavras-chave:

aprendizagem, cognição, grupo, memória

Resumo

A metodologia psicodramática é essencialmente um método ativo. Psicodrama significa ação, manifestada nas inter-relações sociais em clima descontraído, favorecendo liberdade de expressão para emissão de respostas novas, criativas, adequadas a diferentes situações. A aplicação do método no processo ensino-aprendizagem, via jogos dramáticos e atividades espontâneas, garante efeitos pedagógicos acima do esperado, porque ameniza o poder contido na inter-relação hierárquica entre professor e alunos. Os participantes vivenciam, incorporando em clima de baixa tensão, os conceitos estudados e os aplicam no cotidiano social. Neste artigo, propomos descrever intervenções focadas em aprendizagem, levantando hipóteses teóricas acerca de como o método opera, seu efeito na qualidade do repertório de respostas, na ampliação da capacidade perceptiva dos envolvidos em suas diversas relações: aprendiz-aprendiz, aprendiz-professor, aprendiz-aprendizagem.

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

Tomé Baptista, T. . (2019). Jogos psicodramáticos no processo de ensino-aprendizagem. Revista Brasileira De Psicodrama, 27(1), 20–28. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/25

Edição

Seção

Artigos Originais