Sociodrama de famílias: Um instrumento de potencialização da relação pais e filhos no contexto escolar

Autores

  • Laís Pimenta Ferreira
  • Daniela de Figueiredo Ribeiro
  • Angélica Teixeira Gomes
  • Antônio dos Santos Andrade

Palavras-chave:

relações pais-crianças, relações pais-escola, dificuldades escolares, análise de conteúdo, sociodrama

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi verificar a percepção de 17 famílias sobre a relação pais e filhos no contexto escolar. Esses alunos foram identificados, pela escola, com dificuldades escolares, tal como foi revelado em quatro sessões de Sociodrama cujo tema abordava essa relação. Da análise de conteúdo dessas sessões, foi possível concluir que o Sociodrama ajudou a promover encontros entre pais e filhos, fazendo com que se colocassem no lugar um do outro para descobrirem novas soluções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andrade, A. S. (2005). Sociodrama educacional: Uma estratégia de pesquisa-ação em psicologia escolar institucional. In H. J. Fleury, & M. M. Marra (Orgs.), Intervenções grupais na educação (pp. 49-66). São Paulo: Ágora.

Andrade, A. S., & Chechia, V. A. (2005). O desempenho escolar dos filhos na percepção de pais de alunos com sucesso e insucesso escolar. Estud. Psicol. (Natal) [online], 10(3), 431-440. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2005000300012

Chechia, A. K. A.; Souza, M. P. R. (2003). Queixa escolar e atuação profissional: Apontamentos para a formação de psicólogos. In M. E. M. Meira, & M. A. M Antunes (Orgs.), Psicologia escolar: Teorias críticas (pp. 105-135). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Leitte, L. F. (2016). A escola pensada e a escola vivida: Discursos sobre a relação família-escola (Tese de Mestrado Acadêmico em Psicologia). Programa de Pós-Graduação, Universidade Federal de Rondônia – Departamento de Psicologia, Porto Velho.

Monteiro, A. M., Merengué, D., & Brito,V. (2006). Pesquisa qualitativa e psicodrama. São Paulo: Ágora.

Moreno, J. L. (1975). Psicodrama (A. Cabral, Trad.). São Paulo: Cultrix.

Nery, M. P., Costa, L. F., & Conceição, M. I. G. (2006). O sociodrama como método de pesquisa qualitativa. Paideia: Brasília.

Ribeiro, D. F. (2004). Os bastidores da relação família e escola (Tese de Doutorado). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP – Departamento de Psicologia, Ribeirão Preto.

Polônia. A. C., & Dessen, M. A. (2005, dezembro). Em busca de uma compreensão das relações entre família escola. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), 9(2), Campinas, SP. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000200012

Wagner, A. & Saraiva, L. A., (2013, outubro/dezembro). A relação família-escola sob a ótica de professores e pais de crianças que frequentam o ensino fundamental. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., 21(81), Rio de Janeiro. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362013000400006

Downloads

Publicado

2020-01-09

Como Citar

Pimenta Ferreira, L. ., de Figueiredo Ribeiro, D. ., Teixeira Gomes, A. ., & dos Santos Andrade, A. . (2020). Sociodrama de famílias: Um instrumento de potencialização da relação pais e filhos no contexto escolar. Revista Brasileira De Psicodrama, 25(1), 108–114. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/176

Edição

Seção

Comunicações Breves

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)