Sobre a Revista
A Revista Brasileira de Psicodrama (RBP) foi criada em 1993 como um veículo oficial de publicação da Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Visando acelerar a divulgação de seu conteúdo, em 2022, a RBP adotou a publicação contínua.
A RBP propõe-se a:
Publicar pesquisas que sejam representativas de toda a comunidade de pesquisa, evidenciando a crescente diversidade entre os pesquisadores, enriquecendo a capacidade de encontrar soluções para os desafios da pesquisa e para além dela;
Aumentar a publicação de pesquisas que estudem as relações étnico-raciais, as questões interseccionais e as desigualdades enfrentadas pelas populações vulnerabilizadas;
Cuidar de temas de ciências correlatas de interesse da comunidade psicodramática;
Priorizar a publicação de artigos originais e restringir a no máximo dois relatos de experiência e duas resenhas por número.
Conformidade com a Ciência Aberta
A RBP está comprometida com as iniciativas da ciência aberta e vai oferecer progressivamente aos revisores e autores correspondentes a abertura de suas identidades de acordo com a utilização do Formulário sobre Conformidade com Ciência Aberta, que deve ser submetido como arquivo suplementar ao manuscrito. A Revista também aceita artigos previamente publicados em repositórios de preprints como o SciELO Preprints e o EmeRI. Incentivamos os autores a compartilhar os seus dados em repositórios confiaveis como Dryad, Figshare, Zenodo, Mendeley Data, OSF e SciELO Data.
Foco e Escopo
Seu escopo, nas Ciências Humanas, enquadra-se na área da psicologia, com foco nas especialidades da Sociodinâmica, Sociometria, Sociatria, sendo esta última composta pelas subespecialidades: Psicoterapia de Grupo, Sociodrama e Psicodrama. Também se propõe a cuidar de temas de ciências correlatas, de interesse da comunidade psicodramática.
Preservação Digital
Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO, buscando garantir que os manuscritos aqui publicados estejam disponíveis para futuras gerações, seguindo as legislações de ética e boas práticas nacional e internacionalmente em publicações.
Fontes de Indexação
Os artigos publicados pela Revista Brasileira de Psicodrama são indexados/adicionados em:
- BVS – Biblioteca Virtual em Saúde;
- DOAJ – Directory of Open Access Journals;
- LATINDEX – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal;
- LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde;
- PEPSIC – Periódicos Eletrônicos em Psicologia;
- REDALYC – Red de Revistas Cientificas de Acceso Abierto
- ROAD – Directory of Open Access Scholarly Resources;
- EmeRi – Emerging Research Information;
- DIADORIM – Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras.
A classificação da RBP no sistema Qualis / Capes é B1.