Cantodrama: Um instrumento de intervenção terapêutica na abordagem psicodramática bipessoal e grupal

Autores

  • Débora Cestaro da Cunha

Palavras-chave:

psicodrama, canto, catarse

Resumo

Neste estudo de pesquisa socionômica, verificamos e experimentamos o canto como um instrumento para se atingir a catarse no processo psicodramático nas duas modalidades de investigação: individual, em consultório (no formato bipessoal), e em grupo, por meio de vivência psicodramática de Cantodrama. Abordamos qualitativamente os conteúdos emergentes por meio de uma descrição detalhada desse novo fenômeno gerado pelo cantar. Buscamos analisar fatos e dados de situações particulares para verificar a comprovação da eficácia do Cantodrama na abordagem psicodramática. O ato cantado superou palavras, expressando o Ser que sente. Assim, observou-se que o canto e o drama – Cantodrama –, unidos pela abordagem psicodramática de Jacob Levy Moreno, podem e devem ser utilizados como uma das possibilidades estratégicas terapêuticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aguiar, M. (1990). O teatro terapêutico: Escritos psicodramáticos. Campinas, SP: Papirus.

Almeida, W. C. (1989). O que é psicodrama. São Paulo: Brasiliense.

Austin, D. (2008). The theory and the practice of vocal psychotherapy: Song of the self. London: Jessica Kingsley Publishers.

Barberá, E. L., & Knappe, P. P. (1997). A escultura na psicoterapia: Psicodrama e outras técnicas de ação. São Paulo: Ágora.

Benenzon, R. (1988). Teoria da musicoterapia: Contribuição ao conhecimento do contexto não verbal. São Paulo: Summus.

Bruscia, K. (2000). Definindo musicoterapia (2a. ed.). Rio de Janeiro: Enelivros.

Cukier, R. (1992). Psicodrama bipessoal: Sua técnica, seu terapeuta e seu paciente. São Paulo: Ágora.

Filipini, R. (2014). Psicoterapia psicodramática com crianças: Uma proposta socionômica. São Paulo: Ágora.

Lima, C. O. (2003). Musicoterapia e psicodrama: Relações e similaridades (Artigo apresentado para a obtenção de título de especialização em Musicoterapia). Conservatório Brasileiro de Música, Rio de Janeiro.

Moreno, J. J. (2005). Acting your inner music: Music therapy and psychodrama. Gilsum, New Hampshire: Barcelona Publishers.

Moreno, J. L. (2007). Psicodrama (11a. ed.). São Paulo: Cultrix. (Trabalho original publicado em 1946).

Perazzo, S. (1994). Ainda e sempre psicodrama. São Paulo: Ágora.

Ramalho, C. M. R. (2011). Psicodrama e dinâmica de grupo. São Paulo: Iglu.

Ruud, E. (1990). Caminhos da musicoterapia. São Paulo: Summus.

Schafer, M. (2011). O ouvido pensante (2a. ed.). São Paulo: Unesp.

Sekeff, M. L. (2007). Da música: Seus usos e recursos (2a. ed.). São Paulo: Unesp.

Valongo, M. F. (1993). Psicomúsica. In R. Monteiro, Técnicas fundamentais do psicodrama. São Paulo: Brasiliense.

Publicado

2020-01-14

Como Citar

Cestaro da Cunha, D. . (2020). Cantodrama: Um instrumento de intervenção terapêutica na abordagem psicodramática bipessoal e grupal. Revista Brasileira De Psicodrama, 24(2), 38–46. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/265

Edição

Seção

Artigos Inéditos