O psicodrama no tratamento das dependências do comportamento patológico de jogar e de comprar

Autores

  • Claudia Ferreira Gomes

Palavras-chave:

psicodrama, compulsão, dependência, dependência de jogo, dependência de compra

Resumo

Partindo dos critérios diagnósticos de dependência segundo o DSM-5, o objetivo deste artigo é mostrar o mecanismo de evolução da dependência do comportamento patológico de jogar e comprar, a psicodinâmica do jogador/comprador a partir dos referenciais teóricos psicodramáticos e a utilização das técnicas psicodramáticas na elucidação dos conteúdos pessoais que motivam o indivíduo ao impulso de jogar e comprar, geralmente desconhecidos e inconscientes. Será exemplificado pelo relato de sessão dramatizada e pelo discurso de pacientes. Este trabalho é importante para dar visibilidade ao psicodrama como uma abordagem terapêutica eficiente no tratamento do comportamento patológico de jogar e comprar, sob um embasamento teórico sólido, o que permite um domínio da intervenção técnica, foco e especificidade no tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aguiar, M. (1999). Teatro espontâneo e psicoterapia psicodramática. Leituras, 30.

Baiocchi, A. (2003, maio). O poder simbólico e as relações coinconscientes e coconscientes dos vínculos familiares: história de vida de uma jovem mulher na construção de um sucesso escolar. (Trabalho apresentado no IV Congresso Ibero-americano de Psicodrama, Buenos Aires, Argentina).

Bustos, D. (1985). Psicoterapia psicodramática. Buenos Aires, Argentina: Paidós.

Bustos, D. (1992). Novos rumos do psicodrama. São Paulo, SP: Ática.

Calvente, C. (2002). O personagem na psicoterapia. São Paulo, SP: Ágora.

Naffah Neto, Alfredo (1979). Psicodrama: descolonizando o imaginário. São Paulo, SP: Brasiliense.

Nery, M. P. (2003). Vínculo e afetividade. São Paulo, SP: Ágora.

Perazzo, S. (1994). Ainda e sempre psicodrama. São Paulo, SP: Ágora.

Perazzo, S. (2010). Psicodrama: o forro e o avesso (pp. 78-185). São Paulo, SP: Ágora.

Rosenthal, R. J. (2008, maio). Psicoterapia psicodinâmica e tratamento do jogo patológico. Revista Brasileira de Psiquiatria, 30(1), 41-50. Retirado de http://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-482970.

Tavares, H., & Rossini, D. (2008). Jogo patológico. In C. Abreu, & T. Cordás. Manual clínico dos transtornos do controle dos impulsos (p. 81). Porto Alegre, RS: Artmed.

Downloads

Publicado

2020-01-07

Como Citar

Ferreira Gomes, C. . (2020). O psicodrama no tratamento das dependências do comportamento patológico de jogar e de comprar. Revista Brasileira De Psicodrama, 26(2), 46–58. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/73

Edição

Seção

Artigos Inéditos