A influência da prática do teatro no desenvolvimento da espontaneidade: uma pesquisa com alunos de uma escola de teatro

Autores

  • Jéssica da Luz Fernandes
  • Amanda Castro

Palavras-chave:

espontaneidade, teatro, saúde, psicodrama

Resumo

Este artigo teve por objetivo compreender as possíveis influências de aulas de teatro no desenvolvimento da espontaneidade dos alunos. A pesquisa ocorreu com oito alunos, cinco do nível básico do curso de teatro e três do nível avançado. Os dados da entrevista foram analisados mediante a Classificação Hierárquica Descendente, com auxílio do software Iramuteq; e os dados da escala de espontaneidade foram analisados pela estatística descritiva. Identificou-se uma maior média de espontaneidade em alunos que frequentavam as aulas há mais tempo. O desenvolvimento dessa característica ficou evidenciado por falas que reforçaram mudanças nas relações sociais, na forma como percebem a si, ao mundo e encaram as opiniões alheias, resultando em maior liberdade para expressar sentimentos e pensamentos diante do outro.

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Publicado

2020-01-07

Como Citar

da Luz Fernandes, J. ., & Castro, A. . (2020). A influência da prática do teatro no desenvolvimento da espontaneidade: uma pesquisa com alunos de uma escola de teatro. Revista Brasileira De Psicodrama, 26(2), 8–22. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/69

Edição

Seção

Artigos Inéditos