CRACK, É POSSÍVEL VENCER!? Sociodrama, drogas e políticas públicas

Autores

  • João Alfredo Boni de Meirelles

Palavras-chave:

sociodrama, drogas, políticas públicas

Resumo

Este artigo apresenta uma narrativa e uma análise da experiência sociodramática realizada junto ao Ministério da Justiça pelo Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD), que criou o Plano Integrado de Enfretamento ao Crack e outras Drogas. E, posteriormente, originou o programa “Crack, é Possível Vencer!”, que propunha ações sustentadas em três eixos: prevenção, cuidado e autoridade, junto a policiais militares em capitais brasileiras em 2013/2014. O sociodrama promovia uma sensibilização e uma reflexão do usuário de crack como um cidadão doente social. A meta foi criar uma mudança na mentalidade e despertar para uma nova política pública de tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Banco Interamericano de Desenvolvimento [BID]. (2017). Os custos da violência – Novas constatações na América Latina e Caribe.

E agora, Brasil? Segurança pública. Folha de S.Paulo, abril de 2018. Retirado de https://temas.folha.uol.com.br/e-agora-brasil-seguranca-publica/criminalidade/com-taxas-explosivas-pais-naufraga-em-ineficiencia-e-descoordenacao.shtml.

Fiocruz. (2013). Estimativa do número de usuários de crack e/ou similares nas capitais do Brasil. (arquivo eletrônico). Rio de Janeiro.

Hardt, M., & Negri, A. (2012). Multidão, guerra e democracia na era do Império. Rio de Janeiro: Record.

Lancetti, A., & Garcia, L. (2010). Cuidado, território e crack: notas sobre os enxugadores de gelo ou caçadores de nóias. In F. B. Campos, & A. Lancetti (Org.). Saúde e loucura: experiências da reforma psiquiátrica. São Paulo: Hucitec.

Secretaria Nacional de Políticas Públicas [SENASP]. (2013). Redes de atenção e cuidado, em TEPAC – Tópicos especiais em policiamento e ações comunitárias. Brasília: Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2020-01-03

Como Citar

Alfredo Boni de Meirelles, J. . (2020). CRACK, É POSSÍVEL VENCER!? Sociodrama, drogas e políticas públicas. Revista Brasileira De Psicodrama, 26(1), 86–100. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/51

Edição

Seção

Artigos Inéditos