Psicodrama e meio ambiente: O ser ambiental, suas percepções e limitações
Palavras-chave:
ambiente, educação ambiental, psicodrama, técnica do jogo sociodramático, análise de conteúdoResumo
Este texto reúne contribuições do Psicodrama na perspectiva de impulsionar as discussões sobre a degradação ambiental, cuja gravidade coloca em risco a sobrevivência humana das gerações futuras. Para ampliar e aprofundar a compreensão do comportamento humano na sociedade contemporânea, frente aos problemas ambientais atuais, o debate teórico é acompanhado pela aplicação do jogo dramático realizado com nove discentes do curso de Psicologia e com dez senhoras da Pastoral da Terceira Idade.Conclui-se que as alterações na percepção ambiental estão atreladas às vivências sociais, nas quais o meio ambiente é concebido e apreciado por valores axiológicos diferentes, em virtude de aspectos geográficos, culturais, históricos, econômicos e ideológicos.
Downloads
Referências
Forghieri, Y. C. (1993). Psicologia fenomenológica: Fundamentos, métodos e pesquisa. São Paulo: Pioneira.
Merleau-Ponty, M. (2014). Fenomenologia da percepção (4a. ed.). São Paulo: Martins Fontes.
Moreno, J. L. (1978). Psicodrama. São Paulo: Cultrix.
Sorrentino, M., Traiber, R., Mendonça, P., & Ferraro Junior, L. A. (2005, maio/ago.). Educação ambiental como política pública. In Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, 31(2), 285-299.
Tuan, Y.-F. (1980). Topofilia: Um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel.
Tuan, Y.-F. (1983). Espaço e lugar: A perspectiva da experiência. São Paulo: Difel.