JOGOS DRAMÁTICOS SOBRE SEXUALIDADE EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Autores

  • Vitor Corrêa Detomini Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul/MS
  • Emerson Fernando Rasera Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Terapia de grupo, Psicodrama, Saúde mental, Sexualidade

Resumo

Entendendo as oficinas como uma das principais formas de intervenção terapêutica nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), o objetivo deste artigo foi refletir sobre seu processo de planejamento, desenvolvimento e avaliação a partir da experiência de jogos dramáticos sobre sexualidade. Foram realizadas 10 oficinas, com 43 usuários. Elas foram audiogravadas e transcritas. A análise temática produziu duas categorias: “Desafios na facilitação das oficinas” e “Avaliações da participação”. As oficinas se basearam na coconstrução e na reflexão sobre o cotidiano, respondendo ao ideário da desinstitucionalização. Elas produziram novas percepções de si e do outro no debate sobre sexualidade, indo além das visões biomédicas e essencialistas. Essa experiência ilustra a viabilidade e importância de jogos dramáticos sobre sexualidade no CAPS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Corrêa Detomini, Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul/MS

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia – MG. Brasil. Psicólogo no Centro de Apoio Especializado e no Centro de Atenção Psicossocial I de Chapadão do Sul – MS. Brasil.

Emerson Fernando Rasera, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor, Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia – MG. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-12-02

Como Citar

Corrêa Detomini, V., & Rasera, E. F. (2022). JOGOS DRAMÁTICOS SOBRE SEXUALIDADE EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. Revista Brasileira De Psicodrama, 30. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/582

Edição

Seção

Artigos Originais