INGRESSO DO AFETO: EXPOSIÇÃO INDEVIDA E GHOSTING EM JOVENS USUÁRIOS DE REDES SOCIAIS

Autores

  • Aroldo de Lara Cardoso Júnior .Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Departamento de Psicologia – Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica – São Paulo (SP), Brasil.
  • Liliana Wahba Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Departamento de Psicologia – Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica – São Paulo (SP), Brasil.

Palavras-chave:

Sexting, Juventude, Redes Sociais, Psicodrama Junguiano

Resumo

A circulação de nudes constitui um fenômeno atual pertencente ao campo amplo do sexting. Este artigo apresenta uma sessão de psicodrama junguiano no tema. O recrutamento foi realizado através de redes sociais utilizando metodologia bola de neve. Foram obtidos dois relatos de jovens de 26 anos. Com a finalidade de exploração dos relatos em maior profundidade, apenas um deles foi dramatizado. Dois fenômenos digitais foram identificados: exposição indevida e ghosting. Emergiram dinâmicas relacionais de teor afetivo-sexual nos nudes que puderam ser compreendidas como associadas ao erotismo na cultura digital. Foram realizadas amplificações mítico-simbólicas pelos mitos de Eros e Psiquê e Lilith. Recomenda-se a elaboração de novos estudos para maior abrangência na compreensão de situações relacionadas a essa prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-09

Como Citar

Cardoso Júnior, . A. de L. ., & Liviano Wahba, L. (2022). INGRESSO DO AFETO: EXPOSIÇÃO INDEVIDA E GHOSTING EM JOVENS USUÁRIOS DE REDES SOCIAIS. Revista Brasileira De Psicodrama, 30. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/577

Edição

Seção

Artigos Originais