Relato de experiência: avaliação psicológica de uma criança vítima de abuso sexual fundamentada no psicodrama
Palavras-chave:
Avaliação psicológica, Psicodrama, Criança, Abuso sexualResumo
Trata-se do processo de avaliação psicológica realizado com uma criança de cinco anos e sua família em uma instituição de atendimento, diante da denúncia de abuso sexual que envolveu a criança e o padrasto. Foram realizadas oito sessões de avaliação, fundamentadas no Psicodrama, nas quais foram identificados o abuso, suas consequências e o papel dos membros do grupo familiar nesse processo. O objetivo foi compreender a dinâmica abusiva, verificando fatores de risco e proteção no contexto familiar.
Downloads
Referências
BUSTOS, D. M. Perigo amor à vista! Drama e psicodrama de casais. São Paulo: Aleph, 1990.
FERRARI, D. C. A.; VECINA, T. C. C. O fim do silêncio na violência intrafamiliar: teoria e prática. São Paulo: Ágora, 2002.
FURNISS, T. Abuso sexual da criança: Uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
GONÇALVES, C. S. Psicodrama com crianças: uma psicoterapia possível. São Paulo: Ágora, 1988.
HABIGZANG, L. F.; CAMINHA, R. M. Abuso sexual contra crianças e adolescentes: conceituação e intervenção clínica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.
HABIGZANG, L. F. et al. Fatores de risco e de proteção na rede de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 19, n. 3, 2006, p. 379-386.
MORENO, J. L. Psicodrama. São Paulo: Cultrix, 2003.
SANDERSON, C. Abuso sexual em crianças: fortalecendo pais e professores na proteção a crianças contra abusos sexuais e pedofilia. São Paulo: M Books, 2004.
PETRILLI, S. R. A. Psicodrama com crianças: raízes, transformações e perspectivas. 2002. Disponível em: < www.febrap.org.br/pdf/Psic_Etica_riancas_raizes_transformaces.pdf>. Acesso em: fev. 2012.