O Psicodrama e a Pós-Modernidade: Espontaneidade como via de resistência aos poderes vigentes

Autores

  • Érico Douglas Vieira

Palavras-chave:

psicodrama, pós-modernidade, espontaneidade, modernidade, emponderamento

Resumo

O Psicodrama é um projeto fundado na Modernidade que busca combater as formas sociais aprisionadoras da liberdade humana. Este trabalho procura investigar as possibilidades de atualização do Psicodrama diante das transformações subjetivas e sociais ocorridas na Pós-Modernidade. Atualmente, o que se percebe são vivências crescentes de sentimentos de impotência, inadequação pessoal e autodesprezo. A ideia de espontaneidade como esforço de recuperar uma presença que potencializa um corpo percipiente em ação que apreende a realidade em seus múltiplos significados e busca transformar o contexto é uma importante contribuição psicodramática. O conceito de espontaneidade pode representar uma estratégia de resistência aos poderes vigentes que desvitalizam as capacidades criativas e deterioram a autoconfiança dos sujeitos pós-modernos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, W. C. (2012). Rodapés psicodramáticos: Subsídios para ampliar a leitura de J.L. Moreno. São Paulo: Ágora.

Bauman, Z. (1998). O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar.

Bauman, Z. (2001). Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar. Bauman, Z. (2007). Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Zahar.

Blatner, A. (1997). Psychodrama: The state of the art. The Arts in Psychotherapy, 24(1), 23-30. doi: doi.org/10.1016/S0197-4556(96)00057-3

Contro, L. (2011). Psicossociologia crítica: A intervenção psicodramática. Curitiba: CRV.

Dumont, L. (2000). O individualismo: Uma perspectiva antropológica da ideologia moderna. Rio de Janeiro: Rocco.

Guattari, F., & Rolnik, S. (1993). Micropolítica: Cartografias do desejo. Petrópolis, RJ: Vozes.

Hall, S. (2003). A identidade cultural na pós-modernidade (T. T. Silva, & G. L. Louro, Trads.). Rio de Janeiro: DP & A.

Merengué, D. (2009). Corpos tatuados, relações voláteis: Sentidos contemporâneos para o conceito de conserva cultural. Revista Brasileira de Psicodrama, 17(1), 105-114.

Merengué, D. (2010). Aspectos gerais do psicodrama: O que é? A que se propõe? Identidade e nomadismo. (Atividade promovida pela 10a Jornada Goiana de Psicodrama).

Moreno, J. L. (1975). Psicodrama. São Paulo: Cultrix.

Naffah Neto, A. (1997). Psicodrama: Descolonizando o imaginário. São Paulo: Plexus.

Vieira, E. D. (2015). Na fronteira entre o psicodrama e a gestalt-terapia: As dinâmicas entre a subjetividade do terapeuta, as comunidades científicas e a articulação teoria e prática (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Goiânia, GO.

Downloads

Publicado

2020-01-09

Como Citar

Douglas Vieira, Érico . (2020). O Psicodrama e a Pós-Modernidade: Espontaneidade como via de resistência aos poderes vigentes. Revista Brasileira De Psicodrama, 25(1), 59–67. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/164

Edição

Seção

Artigos Inéditos