Psicodrama e o desenvolvimento de equipes de trabalho

Autores/as

  • Rodrigo Padrini Monteiro

Palabras clave:

Psicodrama, Equipes, Grupos, Psicodrama organizacional

Resumen

O presente artigo busca elucidar as principais contribuições do psicodrama, enquanto técnica e teoria, no processo de desenvolvimento de equipes, utilizado em empresas e dirigido a grupos de pessoas que precisam unir esforços para executar um trabalho em comum. Tendo em vista realizar o tratamento do indivíduo e do grupo, conclui-se que o psicodrama empresarial coincide com os principais objetivos de um programa de desenvolvimento: desenvolver habilidades interpessoais, diagnósticas e de tarefa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

GONÇALVES, C. S.; WOLFF, J. R.; ALMEIDA, W. C. de. Lições de psicodrama: introdução ao pensamento de J. L. Moreno. São Paulo: Agora, 1988.

GRAMIGNA, M. R. Jogos de empresas. São Paulo: Makron Books, 1993.

MARINEAU, R. F. Jacob Levy Moreno, 1889-1974: Pai do Psicodrama, da sociometria e da psicoterapia de grupo. São Paulo: Ágora, 1992.

MORENO, J. L. Psicoterapia de grupo e psicodrama. São Paulo: Ed. Mestre Jou, 1974, p.19-26.

____________. Quem sobreviverá? Fundamentos da sociometria, psicoterapia de grupo e Sociodrama – v. 1. Goiânia: Dimensão, 1992, p. 147-154.

MOSCOVICI, F. Equipes dão certo: a multiplicação do talento humano. 13a ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010.

TEIXEIRA, T. M. Psicodrama empresarial: o que, por quê, como fazer. Belo Horizonte: Santa Clara, 2008.

YOZO, R. Y. K. 100 jogos para grupos: uma abordagem psicodramática para empresas, escolas e clínicas. São Paulo: Ágora, 1996.

Publicado

2020-01-20

Cómo citar

Padrini Monteiro, R. . (2020). Psicodrama e o desenvolvimento de equipes de trabalho. Revista Brasileira De Psicodrama, 22(1), 78–84. Recuperado a partir de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/370

Número

Sección

Comunicaciones Breves