O jogo da loja mágica. Uma leitura brasileira e ampliação para uso clínico com crianças
Palabras clave:
Psicodrama, Loja Mágica, Bazar de trocas, Grupo, Psicoterapia infantilResumen
Trata-se da leitura brasileira, feita por Rodrigues, de um jogo dramático para grupos: A Loja Mágica, criada por J. L. Moreno e adaptada por René Marineau. O jogo, que funciona basicamente por meio de negociações realizadas entre um participante/comprador e o condutor, é detalhado em suas etapas e suas aplicações, utilizando-se em sua adaptação brasileira da metodologia do Teatro de Reprise. As autoras ainda propõem uma ampliação do jogo, relatando um caso clínico do atendimento psicoterápico de uma criança e discutindo seus rápidos resultados. O jogo é especialmente indicado para grupos de adultos, em contextos intimistas, que propiciem uma atmosfera ritualística, e as autoras sugerem boa utilização com grupos de crianças em uma atmosfera lúdica e de descontração.
Descargas
Citas
MARINEAU, R. A loja mágica. Workshop realizado em Jundiaí (SP), 2000.
MORENO, J. L. Psicodrama. São Paulo: Cultrix, 1997.
______________. Teatro de Reprise: conceituação e sistematização de uma prática brasileira de sociopsicodrama. 2013. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – ECA-USP, São Paulo, 2013.
_____________. “Jogo em espaço aberto”. In: Motta, J. (org.). O jogo no psicodrama. São Paulo: Ágora, 1995, p.111-122.
SOLIANE, M. L. C. “Realização simbólica e realidade suplementar”. In: Monteiro, R. F. (org). Técnicas fundamentais do psicodrama. São Paulo, Ágora, 1998, p. 56-68.
SIEWERT, C. S. Nossas histórias em cena. Um encontro com o Teatro Playback. Joinville: Paco Editorial, 2014.
MORENO, Z. T. et al. A realidade suplementar e a arte de curar. São Paulo: Ágora, 2001.
RODRIGUES, R. A. “Intervenções sociopsicodramáticas: atualização e sistematização de recursos, métodos e técnicas”. In: MARRA, M. M. e FLEURY, H. J. (org.). Grupos. Intervenção socioeducativa e método sociopsicodramático. São Paulo: Ágora, 2008, p.101-123.