Literatura da recusa: protagonismo e resistência
Palabras clave:
Protagonista, Juventude, Literatura, ResistênciaResumen
O foco deste texto é o escritor que narra histórias cujo protagonista é uma criança ou um jovem que, de algum modo, necessita compreender o mundo que o cerca dando algum sentido para sua vida. Precisa recusar valores, certezas, mitos e inventar um universo próprio, verossímil, notando-se que isso muitas vezes é feito de modo muito solitário. O protagonista – no sentido grego, de protos (o primeiro) e agonistes (que agoniza) – encontra-se em um deserto, desesperado, mas busca alguma criação como possibilidade de sobrevivência. As obras, escolhidas de forma aleatória, têm a função de ilustrar a nítida resistência diante do mundo.
Descargas
Citas
__________. O livro por vir. São Paulo: Martins Fontes, 2005. [ Links ]
CALVINO, I. Seis propostas para o próximo milênio – Lições americanas. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
__________. O barão nas árvores. São Paulo: Companhia das Letras, 1991. [ Links ]
CANEPPELE, I. Os famosos e os duendes da morte. São Paulo: Iluminuras, 2010. [ Links ]
FOUCAULT, M. Poder e Saber. In: Estratégia, poder-saber. Ditos e Escritos IV. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. [ Links ]
GUIMARÃES R., J. Manuelzão e Miguilim. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. [ Links ]
MERENGUÉ, D. Estar fora de si protagônico: algumas anotações In: Inventário de afetos. São Paulo: Ágora, 2001. [ Links ]
MORENO, J. L. Psicodrama. São Paulo: Cultrix, 1975. [ Links ]
MORLEY, H. Minha vida de menina. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. [ Links ]
MUSIL, R. O jovem Törless. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. [ Links ]
POMPEIA, R. O Ateneu. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2004. [ Links ]
VILLALOBOS, J. P. A festa no covil. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. [ Links ]
VOLPE, A. J. Edipo Psicodrama do Destino. São Paulo: Ágora, 1990. [ Links ]
VOLPE, A. J. RENOÑES, A. V. Psicodrama e teatro grego: Diálogo Eletrônico. Revista Brasileira de Psicodrama, São Paulo, v. 14, n. 1, 2006. [ Links ]